Unimed VTRP lança programa de qualificação para hospitais da região

Atividades iniciam neste mês e seguem até 2019, com foco em melhorias de atendimento para pacientes dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí

Por Portal de Notícias 12/03/2018 - 09:46 hs
Foto: Divulgação
Unimed VTRP lança programa de qualificação para hospitais da região
Representantes do Hospital de Caridade São Jerônimo, da EJRos Brasil e da Unimed VTRP

Cuidar das pessoas com cada vez mais qualidade e segurança. Este é o objetivo do "Programa Qualificar – Qualificação da Assistência Hospitalar", lançado no dia 1º pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O evento de abertura foi realizado na sede da Cooperativa, em Lajeado, e contou com a presença de representantes dos nove maiores hospitais dos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí. O Hospital de Caridade São Jerônimo é um dos participantes.

O processo será conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, sediada em Caxias do Sul, que já assessorou vários hospitais gaúchos a obterem a Acreditação da ONA (Organização Nacional da Acreditação).

- Já estávamos planejando esta ação há algum tempo na nossa região, e agora entendemos que é o momento ideal para torná-la realidade. Além de buscar mais segurança e melhorar a qualidade dos atendimentos para clientes Unimed, a implantação do projeto estende estes benefícios para toda a comunidade. Percebemos que as instituições das nossas cidades estão buscando fortemente qualificação para que as pessoas precisem sair cada vez menos da nossa região para buscar tratamentos de saúde. Isso é um sinal do comprometimento das instituições com a nossa região – disse o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP, na abertura do encontro.

O projeto tem como base o Manual da Acreditação Hospitalar da ONA. Conforme Everton de Ros, diretor da empresa e gerente deste projeto, a iniciativa é salutar já que atualmente apenas hospitais da Capital e da Serra contam com essa certificação.

- Este projeto que Unimed VTRP está promovendo na região, viabilizando todos os custos de assessoria, é pioneiro no incentivo a rede prestadora a qualificar ainda mais a assistência prestada aos seus pacientes. Além disso, a ideia de realizar a qualificação em grupo é positiva, sobretudo para a comunidade, em função das trocas que as instituições realizam - pontuou.

Os principais ganhos com a adequação dos processos hospitalares de acordo com o Manual da Acreditação refletem em maior segurança para os pacientes e profissionais de saúde, melhoria da qualidade da assistência e o aprimoramento da gestão.

O projeto tem a duração de 12 meses de trabalho e será realizado através das etapas de avaliação inicial, treinamentos e visitas de assessoria específica para cada um dos hospitais participantes. Os treinamentos acontecerão de abril de 2018 a fevereiro de 2019.

Hospitais Participantes

- Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul

- Hospital Bruno Born, de Lajeado

- Hospital Estrela, de Estrela

- Hospital Ouro Branco, de Teutônia

- Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul

- Hospital Santa Terezinha, de Encantado

- Hospital São Jerônimo, de São Jerônimo

- Hospital São José, de Arroio do Meio

- Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires

Acreditação da Unimed VTRP

A Unimed VTRP conta com o selo da Acreditação desde 2014. No caso da Cooperativa Médica, no entanto, as normas são específicas para planos de saúde. Em julho do ano passado, a operadora recebeu a recertificação. após avaliação realizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), através da empresa A4 Quality Services, credenciada ao órgão regulador. Além de cumprir todos os requisitos com o objetivo de oferecer serviços com excelência aos clientes, o resultado colocou a Unimed VTRP no topo, entre as melhores operadoras do país. A nota da auditoria atingiu 99,39 de 100 pontos possíveis. O número é muito representativo, 8,11 pontos acima do registrado em 2014, quando havia ficado em 91,28. Naquele momento, a Unimed VTRP já havia sido certificada em Nível I (o mais alto fornecido pela ANS), conquista repetida em 2017.