Mais três municípios da região aderem ao Sistema Integrado

Butiá, General Câmara e Minas do Leão assinaram a adesão na tarde de ontem

Por Portal de Notícias 07/03/2018 - 11:02 hs
Foto: Divulgação
Mais três municípios da região aderem ao Sistema Integrado
Helton Barreto e Daniel Almeida assinam a adesão ao SIM/RS

Na tarde de terça-feira, 6, mais três municípios da região Carbonífera aderiram ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). General Câmara, Butiá e Minas do Leão se juntam a Arroio dos Ratos, Charqueadas, Triunfo e São Jerônimo, que já haviam aderido ao sistema em dezembro do ano passado.

Na tarde de ontem, em reunião da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), na Câmara de Vereadores de São Jerônimo, o sistema foi apresentado por uma equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aos gestores municipais e vereadores da região.

Videomonitoramento

O prefeito de Butiá, Daniel Almeida, preside o do Consorcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera (CIGA), coordena um processo de licitação de câmeras de videomonitoramento a serem instaladas nos seis municípios da região integrantes do Consórcio. Atualmente, o processo está paralisado porque uma das empresas participantes ingressou com ação no Ministério Público contestando a licitação.

O Sistema SIM/RS

O SIM/RS, lançado em abril de 2017, é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e reúne órgãos estaduais, municipais, federais e entidades da sociedade civil organizada. A adesão é feita de acordo com a estrutura disponível, sem necessidade de criar novos órgãos que onerem os cofres públicos.

A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros chefe do projeto. As instituições que assinam o termo de cooperação são interligadas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

Cinco eixos norteiam o SIM/RS: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa vai contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e com operações de médio e grande porte. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos.