Secretário de Serviços Urbanos fala sobre as demandas do município de Charqueadas

O novo secretário pediu que a população se conscientize sobre questão do lixo no Parcão

Por Portal de Notícias 20/02/2018 - 14:39 hs
Foto: Cauê Florisbal
Secretário de Serviços Urbanos fala sobre as demandas do município de Charqueadas
Jerri Adriani Silva Brasil

Há vinte dias, Jerri Adriani Silva Brasil assumiu o comando da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) da Prefeitura de Charqueadas. O Portal de Noticias entrevistou o novo responsável pela Pasta, que falou sobre a limpeza na cidade, iluminação e questões relacionadas ao Parque Adhemar Faria (Parcão).

Caminhões atendem demandas dos contêineres

A Prefeitura de Charqueadas não disponibiliza mais os serviços de contêineres, que eram colocados em alguns pontos da cidade para o depósito de resíduos. O serviço, que era executado por uma empresa terceirizada, hoje é realizado pelos servidores da SSU.

- Estamos utilizando os caminhões (da SSU). O pessoal da Secretaria trabalha na retirada de resíduos que os moradores largam na frente de casa. Conseguimos atender algumas demandas que estavam atrasadas desde junho e julho – afirma.

Antes, os moradores que solicitavam um container em frente à residência tinham que ir à SSU reservar o equipamento. Hoje, para pedir que o caminhão retire os resíduos das ruas, os moradores devem ligar para a SSU pelo telefone 3958-8400.

- As pessoas ligam, nós anotando e vemos as demandas que têm mais necessidade. Como não tem container, vamos lutando com as armas que temos, que é o caminhão-  explica o secretário.

Falta de maquinário

Não é de hoje que SSU enfrenta problemas com a falta de maquinário. A frota existente na Secretaria se tornou pequena diante da grande demanda que chega até o setor. Segundo o secretário, mesmo com pouco maquinário, a SSU está conseguindo atender aos pedidos da população.

- Hoje temos precariedade de maquinário. Temo uma retro e dois caminhões. A demanda está muito grande na cidade e estamos trabalhando com as ferramentas que temos à disposição. Estamos conseguindo atender, na medida do possível, com os equipamentos que temos – disse.

Iluminação

Um dos serviços que compete à pasta de SSU é a iluminação pública. O secretário diz que não há reclamações de falta de iluminação pública, mas sim diversos pedidos de recolocação de lâmpadas em postes de diversos locais da cidade. Alguns pedidos do ano passado, ainda estão sendo atendidos.

- Existem demandas de iluminação de setembro e outubro do ano passado. Geralmente são lâmpadas queimadas. Estamos trabalhando por áreas. A equipe está mapeando e atendendo as demandas de um bairro por dia – diz.

Parque Adhemar de Faria (Parcão)

Aos finais de semana, quem passa no Parque Adhemar de Faria (Parcão) na madrugada vê uma grande quantidade de lixo jogado na calçada. Latas, garrafas e sacolas utilizadas em lanches estão entre os diversos tipos de resíduos que amanhecem espalhados pelo local, devido à falta de conscientização de uma parcela da população.

- Nós temos uma equipe que limpa o Parcão todos os dias e, no final da semana, temos outra escala. Também é feita a limpeza da Avenida 1º de Maio, entre o Parcão e o supermercado Bonato. Se não mantivermos o nosso Centro limpo, não estaremos fazendo um bom serviço – disse.

O secretário pediu conscientização da população para que mantenha o Parcão limpo. Segundo ele, a limpeza do local gera um transtorno muito grande para a Secretaria, que tem outras demandas a serem atendidas.

- É preciso ter conscientização, pois ali tem as lixeiras e as pessoas têm que se acostumar a colocar o lixo nelas. O pessoal muitas vezes deixa o lixo no chão e isso causa um transtorno grande - disse.