Acidente com avião em Gramado vitimou dez pessoas da mesma família
Empresário Luiz Cláudio Galleazzi, que já havia perdido a mãe em acidente aéreo, está entre as vítimas da queda do avião ocorrida na manhã deste domingo

O empresário Luiz Cláudio Galeazzi, 61 anos, está entre as vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (22/12), em Gramado, na Serra Gaúcha. De acordo com as autoridades, ele estava pilotando a aeronave no momento da queda.
Além de Luiz Cláudio, outras nove pessoas da mesma família também morreram no acidente. As vítimas incluem a esposa de Galeazzi, suas três filhas, a mãe da esposa, uma cunhada e o marido e filhos desta última. As informações sobre as vítimas foram obtidas através de cruzamento de dados, incluindo conversas com o sócio de Galeazzi e a relação de hóspedes do hotel onde a família estava hospedada.
Confira a lista dos mortos no acidente:
- Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi - piloto
- Tatiana Natucci Niro - esposa de Galeazzi
- Maria Eduarda Niro Galeazzi - filha de Galeazzi e Tatiana
- Maria Elena Niro Galeazzi - filha de Galeazzi e Tatiana
- Maria Antonia Niro Galeazzi - filha de Galeazzi e Tatiana
- Lilian Natucci - sogra de Galeazzi
- Veridiana Natucci Niro - irmã da esposa de Galeazzi
- Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo - marido de Veridiana
- Giulia - filha de Veridiana e Bruno
- Matteo - filho de Veridiana e Bruno
A aeronave era um Piper Cheyenne, com motor à hélice e capacidade para até nove passageiros, sem incluir tripulantes. Conforme a Infraero, a aeronave de prefixo PR-NDN decolou do Aeroporto de Canela por volta das 9h15min, com destino a Jundiaí (SP). Antes de chegar à serra gaúcha, o avião havia feito, em dezembro, viagens entre Jundiaí e Paraty (RJ).
A programação deste domingo do Natal Luz de Gramado foi cancelada.
Quem era Galeazzi
CEO da Galeazzi & Associados (G&A), uma das principais consultorias de reestruturação de empresas do Brasil, Luiz Cláudio Galeazzi era formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Filho de Cláudio Galeazzi, fundador da consultoria criada em 1995, ele teve um papel essencial na consolidação da empresa, que se destacou por ajudar a traçar estratégias para empresas em crise ou em processo de reformulação.
Com décadas de experiência em consultoria de gestão, Luiz Cláudio liderou projetos de reestruturação em diversas empresas no Brasil e no exterior. Ele esteve à frente de programas de melhoria de desempenho em diversos setores, como saúde, varejo, laticínios, indústria automotiva, seguros, telecomunicações, entre outros. Antes de ingressar na G&A, o empresário também foi CEO da Agro Business Company, TI e Factoring, além de atuar como membro de conselhos de várias instituições financeiras e empresas de diversos setores.
Tragicamente, outro acidente aéreo havia marcado a história da família Galeazzi. Em janeiro de 2010, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, mãe de Luiz Cláudio, morreu na queda de um bimotor em Iperó, região de Sorocaba, no interior de São Paulo. O avião era de propriedade de Luiz Cláudio, e ela viajava sozinha com o piloto.
O acidente
O acidente ocorreu na manhã deste domingo, quando o avião de pequeno porte pilotado por Luiz Cláudio caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado. Além dos dez mortos, 17 pessoas que estavam em terra ficaram feridas, com duas em estado gravíssimo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e a Infraero, o avião decolou de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP). A aeronave perdeu o controle após colidir com a chaminé de um prédio, atingindo o segundo andar de uma residência e caindo sobre uma loja de móveis. Os destroços também atingiram uma pousada nas proximidades.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que acionou investigadores da área de Canoas para apurar as causas do acidente. A corporação está coletando dados para dar início à investigação.
COMENTÁRIOS