Apenas 55,38% do eleitorado de São Jerônimo fez o cadastramento biométrico

Apenas 55,38% do eleitorado de São Jerônimo fez o cadastramento biométrico

Faltando somente 20 dias úteis para o encerramento do prazo, 7.453 eleitores ainda não compareceram e podem ter o título cancelado

Por Portal de Notícias 14/02/2018 - 14:46 hs
Foto: Marcos Essvein
Apenas 55,38% do eleitorado de São Jerônimo fez o cadastramento biométrico
Cartório Eleitoral está localizado nos fundos do Banco Sicredi

Faltando apenas 20 dias úteis para o encerramento do prazo para o cadastramento biométrico obrigatório no município de São Jerônimo, até agora 9.250 eleitores compareceram para realizar o procedimento. Esse número representa 55,38% do eleitorado, composto por 16.703 eleitores.

O prazo iniciou em 28 de agosto e se encerra no dia 14 de março. Descontados os finais de semana, são apenas 20 dias úteis.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não deixe para os últimos dias para não enfrentar filas ou até mesmo não conseguir fazer o cadastramento.

É importante que o eleitor faça o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) para ter prioridade e garantir o atendimento. O agendamento já está aberto até março.

O prazo do cadastramento não será prorrogado e não há previsão de plantões de final de semana. Este ano tem eleições gerais e no mês de maio o TSE fecha do cadastro, não sendo mais possível qualquer alteração. Quem não realizar a atualização terá o título cancelado.

Para fazer o recadastramento, é necessário levar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência ao Cartório Eleitoral, que fica na Rua Ramiro Barcelos, 403 – fundos do banco do Sicredi. O horário de atendimento no período de verão, que vai até 28 de fevereiro, é de segunda a quinta-feira das 12h às 18h e às sextas-feiras das 9h às 15h. A partir de 1º de março será de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. O procedimento leva cerca de 10 minutos.

=================

Documentação exigida

Um documento de identidade com foto (pode ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, Passaporte). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vale para o cadastramento biométrico, mas não vale para fazer o título pela primeira vez porque não tem a cidade de nascimento;

- Um comprovante de residência (pode ser conta de luz, conta de água, contrato/recibo de aluguel, conta telefônica, carnê do IPTU, fatura de cartão de crédito atualizado, devendo ter sido emitido há no máximo três meses;

 - Título de eleitor e CPF (opcionais).

====================

Cadastramento na região

Na região Carbonífera, o eleitorado de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, General Câmara, Minas do Leão e Triunfo já fez o cadastramento. O Tribunal Regional Eleitoral ainda não definiu o prazo para os eleitores de Charqueadas realizarem o procedimento. Dos municípios que já encerraram o prazo, Butiá foi o que teve o menor comparecimento de eleitores, com 81,50%. Nas demais cidades, o comparecimento superou 99%.

Leia também:

Recadastramento biométrico inicia segunda-feira em São Jerônimo