Grêmio empata com o Vitória, mas ainda sonha com vaga na Sul-Americana
Tricolor depende de resultado do Athletico-PR contra o Bragantino para garantir classificação
O Grêmio novamente viu uma oportunidade escapar no Brasileirão. Na noite desta quarta-feira (4/12), o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Vitória, no Barradão, e ficou distante da luta por uma vaga na Libertadores. João Pedro abriu o placar para a equipe gaúcha, mas Alerrandro empatou para os baianos.
Com 45 pontos e ocupando a 12ª colocação, o Grêmio ainda mantém a esperança de terminar o ano com boas notícias. A vaga na Copa Sul-Americana pode ser garantida já nesta rodada, caso o Athletico-PR não vença o Bragantino em Curitiba, nesta quinta-feira (5), às 20h.
Como era esperado, o Grêmio fez alterações no time titular após assegurar a permanência na Série A. Renato Portaluppi optou por preservar alguns jogadores, com ausências de Soteldo, Dodi, Geromel e Cristaldo. A defesa teve Rodrigo Caio ao lado de Jemerson, enquanto Pepê e Villasanti formaram a dupla de volantes. O ataque foi composto por Aravena, Monsalve, Pavon e Braithwaite.
O jogo começou com sustos para o Grêmio logo no primeiro minuto. Alerrandro disputou uma bola na área com o goleiro Marchesín, que acabou sendo atingido no joelho e precisou de atendimento médico. O Vitória, já livre do risco de rebaixamento, demonstrava mais agressividade e usava o contra-ataque como sua principal arma.
O Grêmio, sem muita fluidez no ataque, só levou perigo pela primeira vez aos 20 minutos, quando Pavon avançou pela direita e tentou cruzar para Aravena, mas a bola saiu forte e foi para a linha de fundo. A falta de intensidade na criação de jogadas ficou evidente, e uma lesão muscular tirou Aravena do jogo ainda no primeiro tempo. Com a ausência de Soteldo e a opção por Cristaldo, Renato apostou na formação com Monsalve e Pavon por trás de Braithwaite.
Apesar de o Vitória ter sido mais perigoso em boa parte da primeira etapa, foi o Grêmio quem abriu o placar. Aos 36 minutos, Pavon fez grande jogada pela direita e deu um toque de calcanhar para João Pedro, que avançou, invadiu a área e bateu cruzado para fazer 1 a 0 para os gaúchos.
O Vitória quase empatou minutos depois, quando Gustavo Mosquito recebeu passe de Alerrandro e chutou, mas a bola passou ao lado do gol de Marchesín. O Grêmio também quase ampliou com uma jogada de Monsalve e Cristaldo, mas o chute de Cristaldo nos acréscimos foi para fora.
Na segunda etapa, o Grêmio teve que substituir Marchesín, que levou um golpe na cabeça em uma disputa de bola. Caíque entrou no lugar do goleiro titular. Cristaldo teve a chance de ampliar, mas seu chute de fora da área passou perto do gol.
Caíque foi exigido em grande estilo logo após entrar. O goleiro fez importantes defesas, primeiro evitando o gol de Mosquito e depois em um chute de Willian Oliveira. Aos 14 minutos, Caíque teve mais uma grande intervenção, desta vez desviando um chute perigoso de Carlos Eduardo.
No entanto, o Vitória acabou empatando. Em uma falha geral da defesa gremista, Alerrandro ficou livre e cabeceou para o gol, sem chances para Caíque. Após o empate, Renato fez mudanças, com a entrada de Igor Serrote, Edenilson e Dodi nos lugares de João Pedro, Pavon e Pepê. Assim como o Grêmio, o Vitória também buscava a vitória para manter suas chances de classificação à Libertadores.
O time da casa seguiu pressionando até o final, mas não conseguiu marcar. O Grêmio agora volta a campo neste domingo (8/12), quando recebe o Corinthians, às 16h, na Arena. A partida marcará a despedida de Geromel dos gramados e do time nesta temporada.
COMENTÁRIOS