Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ulbra São Jerônimo anuncia novos cursos em saúde e outras áreas

Cursos de graduação e pós-graduação são uma extensão dos investimentos para implantação da Faculdade de Medicina, que já é realidade na Universidade

Marcos Essvein / Portal de Notícias
Ulbra São Jerônimo anuncia novos cursos em saúde e outras áreas O anúncio foi feito pelo diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira
Publicidade

A Ulbra São Jerônimo anunciou, para o primeiro semestre de 2025, o lançamento de oito novos cursos: Biomedicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Engenharia Elétrica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também foi anunciado que o curso de Enfermagem aguarda autorização do Ministério da Educação.  Além disso, serão lançados dois cursos de pós-graduação: Saúde no Envelhecimento e Saúde Estética.

Publicidade

O anúncio foi feito pelo diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira, e pelo reitor Adriano Chiarani da Silva, que participaram do 1º Encontro de Gestores da Região Carbonífera, promovido pela Universidade em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada (CIGA), na segunda-feira (18/11). Durante o evento, ambos abordaram os novos cursos e as perspectivas da Faculdade de Medicina na região.

Além dos novos cursos, a Ulbra São Jerônimo também apresentou os cursos já existentes na instituição, como Administração, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, cursos híbridos e mais de 30 opções de cursos a distância (EAD). A Universidade destacou ainda o desejo de empregar professores qualificados da região.

Rodrigo Moreira falou sobre os investimentos em inovação, tecnologia, e melhorias estruturais e de acessibilidade realizados para a implantação do curso de Medicina, o que tem gerado reflexos positivos nos demais cursos presenciais, híbridos e EAD. Ele também destacou que, quando buscou parcerias para a implantação da Faculdade de Medicina, recebeu apoio de todos os municípios da região, sem "nenhum não".

— "A solução está nos jovens da região. A Universidade tem o compromisso de oferecer qualificação para que nossos jovens não precisem migrar para outras regiões em busca de oportunidades. Hoje, a Ulbra já possui 39 convênios com empresas e instituições públicas e privadas locais, e queremos expandir essas parcerias para todos os municípios", afirmou Moreira.

Ele também enfatizou a necessidade de elaborar um mapa do trabalho para identificar as áreas de atuação dos jovens na região e garantir que a qualificação profissional atenda a essas demandas. Moreira observou ainda as potencialidades de cada município, ressaltando que o foco no desenvolvimento regional é essencial.

Desenvolvimento do setor de saúde

O diretor da Ulbra falou ainda sobre as tratativas entre a Ulbra, Multilab, o Hospital local e o poder público para a criação de um polo de saúde, com o objetivo de impulsionar a economia e gerar novas oportunidades na área da saúde.

— Precisamos muito da colaboração dos gestores locais. É fundamental que a comunidade acredite nesses projetos, pois eles representam uma grande oportunidade para o desenvolvimento da região - destacou Moreira, citando como exemplo a ampliação da Multilab e do Hospital, que necessitarão de profissionais qualificados para as vagas de trabalho que serão criadas.

Infraestrutura e mobilidade

Durante sua fala, Rodrigo Moreira também mencionou a falta de transporte para os estudantes e a necessidade de firmar parcerias entre os municípios e as instituições de ensino para criar rotas estudantis que viabilizem o deslocamento dos alunos e ajudem a reduzir custos. Ele também reforçou a importância de dar andamento a projetos de infraestrutura, como a construção da ponte Triunfo-São Jerônimo e da estrada Arroio dos Ratos-São Jerônimo, que beneficiarão diretamente a mobilidade na região.

Por sua vez, o reitor Adriano Chiarani da Silva destacou os investimentos no curso de Medicina e em outros cursos da Ulbra e reforçou a importância de trabalhar em rede, com a colaboração de empresas, prefeitos, vereadores e a comunidade, para que a região se desenvolva de forma integrada.

— A região possui uma enorme quantidade de potencialidades. Precisamos divulgá-las para que a região se torne ainda mais forte e próspera. O Rio Grande do Sul é resiliente, e após períodos difíceis, como as enchentes, mostramos nossa força. Vamos juntos construir uma região cada vez melhor - conclamou o reitor.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.