Prefeitura e comunidade escolar trabalham unidas em prol de melhorias de escolas, em Butiá

Prefeitura e comunidade escolar trabalham unidas em prol de melhorias de escolas, em Butiá

Desde a última semana de janeiro, diversos mutirões estão ocorrendo em todas as escolas municipais

Por Portal de Notícias 09/02/2018 - 10:24 hs
Foto: Divulgação / SMED
Prefeitura e comunidade escolar trabalham unidas em prol de melhorias de escolas, em Butiá
Pais e alunos fazem mutirões nas escolas

O ano letivo da Rede Municipal de Educação, em Butiá, inicia somente no dia 19 de fevereiro, mas a preparação do ambiente escolar já está sendo realizada com a união do Poder Público, comunidade escolar e empresários.

Desde a última semana de janeiro, diversos mutirões estão ocorrendo em todas as escolas municipais. Os grupos, formados por ex-alunos, equipes diretivas, professores, estudantes e pais, vêm fazendo uma série de ações na revitalização dos espaços. Um dos exemplos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicácio Machado, localizada no bairro Cidade Alta, que recebeu uma nova pintura na faixada e corredores.

De acordo com a diretora Luana Batisti, a instituição recebeu o repasse de galões de tintas, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e também a doação de alguns materiais que partiram de proprietários de madeireiras e comercio varejista da cidade. Além disso, professores e pais de alunos contribuíram.

- Nós agradecemos a participação de todos os envolvidos, destacando a consideração pela escola, inclusive por parte de ex-alunos que abraçam essa causa conosco. Estamos empenhados e seguiremos trabalhando para uma educação de mais qualidade - afirmou a diretora ao destacar parceria entre escola, administração e comunidade.

Nessa semana, o prefeito Daniel Almeida iniciou o roteiro de visitas às escolas. Na oportunidade, o prefeito parabenizou pela iniciativa na Escola Nicácio Machado e ouviu as reivindicações da diretora.

- Quando falo de união, em participação da comunidade, estou falando de ações como esta. Infelizmente, o Poder Público não consegue mais trabalhar sozinho e, em Butiá, temos sim um espírito solidário enorme, que pode ser facilmente transformado em fazer o bem comum, em exercer a cidadania. Quero agradecer muito a comunidade escolar, que está cada vez mais próxima, ajudando-nos a fazer mais por Butiá - destacou Daniel Almeida.

Até o inicio do ano letivo o cronograma de manutenção nas instituições da rede municipal estará concluído. Segundo o secretário municipal de Educação, Edson Leal, as equipes que realizam manutenções, juntamente a todos que tem colaborado nos mutirões estão trabalhando intensamente para que tudo esteja pronto para receber os alunos.

- Nós, que sonhamos e trabalhamos para a construção de uma escola cidadã, devemos fomentar a participação da comunidade escolar em todas as ações da escola, tendo por fim motivar e conscientizar pais e estudantes sobre importância do processo educacional. A participação desses muitos atores nos mutirões é um indicador de que estamos conseguindo deixar clara a imensa abertura que há para a participação da comunidade escolar e para o protagonismo dos estudantes. Esse é o objetivo de uma escola cidadã, a participação ativa da comunidade escolar e o protagonismo dos estudantes com relação à escola e todos os processos vivenciados nela - concluiu Leal.