Folia de Momo terá cinco dias de festas ao ar livre e muito samba na Região Carbonífera

Folia de Momo terá cinco dias de festas ao ar livre e muito samba na Região Carbonífera

Programação conta com desfiles de blocos, escolas de samba e festa em salão

Por Portal de Notícias 07/02/2018 - 16:48 hs
Foto: Ascom / PM Triunfo
Folia de Momo terá cinco dias de festas ao ar livre e muito samba na Região Carbonífera
Triunfo abre o Carnaval nesrta sexta-feria

O carnaval é considerado uma das festas populares mais democráticas e animadas do mundo.  O período de folia antecede a quaresma, o que, possivelmente, explica o sentimento de liberdade que toma conta dos foliões até os dias de hoje, que aproveitam cinco dias de folga das mais diferentes maneiras. Tem os que preferem colocar o pé na estrada e curtir a programação no litoral, a turma dos que ficam em casa para assistir aos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, e os que vão para as avenidas desfilar e se divertir com as festas preparadas pelos municípios.

Na Região Carbonífera a folia de Momo acontece diariamente a partir desta sexta-feira, 9, e segue até a próxima terça, 13. No sábado seguinte, 17, a programação encerra com a festa do enterro dos ossos. Durante estes dias os foliões poderão assistir aos tradicionais desfiles de blocos e escolas de samba, se divertir em festas de salão e, também, ao ar livre nas praças das cidades.


Confira o que cada Município preparou para quem não vai viajar

Arroio dos Ratos

A Sociedade Última Hora, de Arroio dos Ratos, é uma das poucas do estado que ainda mantém o tradicional Carnaval de Salão, festa onde os foliões passam as noites no clube pulando com os seus blocos. A folia acontece entre os dias 9 e 13, com programações à tarde e à noite.

Nos dias 9 e 10, a festa dos blocos inicia à meia-noite. Já nos dia 11 e 12, tem a matinê infantil, a partir das 17 horas e o Carnaval adulto, que começa à meia-noite. No último dia, terça-feira, o carnaval adulto será das 17 horas até a meia noite.

No município também terá desfile de rua. Blocos transformarão a Avenida Espanha na passarela do samba nos dias 10 e 12, a partir das 22h.

Carnaval de Arroio dos Ratos 2016 | Foto Izabel Fotografias

Butiá

Em Butiá, a folia acontecerá somente nos sábados, dias 12 e 17. No primeiro os foliões poderão se divertir com a apresentação da Banda Áudio 5, no Palco de Eventos da Praça Dr. Roberto Cardoso, a partir da 1h. Já no enterro dos ossos, dia 17, o Município é palco do tradicional desfile de rua. A festa encerra com os grupos Pagode da Cor e Pagode Faz o B, no Palco de Eventos.

Charqueadas

Como vem acontecendo nos últimos anos, em Charqueadas serão duas noites com trio elétrico. Os festejos ocorrem no Parque Adhemar Faria (Parcão), nos dias 10 e 12, a partir das 22 horas. O Município também contará com o desfile do Bloco de Carnaval Infantil Ouro Negro, que transformará a Avenida Getúlio Vargas em passarela do samba nos dias 11, 12 e 13, em frente ao Parcão.

General Câmara

Em General Câmara, o carnaval acontece nos dias 10 e 12, no Grêmio Desportivo do Arsenal de Guerra (GDAG). Como de costume, a festa inicia com a muamba, que terá sua concentração na Praça Eurico Gaspar Dutra, a partir das 21h. Em seguida, às 23h, os foliões serão recebidos pelas bandas Made in Brazil e Portal G3, que serão as responsáveis por conduzir a folia. A matinê infantil acontece no dia 12, a partir 16h, também no GDAG.

Minas do Leão

A Leão Folia, em Minas do Leão, acontece somente nesta sexta-feira, dia 9. A festa inicia às 21h, na Praça Ari Luz, no Centro da cidade. A folia contará com a participação de blocos da cidade e também de Butiá. A animação musical ficará a cargo de Carol Banda Show, com sua estrutura de palco e luzes, que retorna ao Leão Folia devido à grande aceitação que teve no ano passado.

Triunfo

Em Triunfo a programação da Triunfolia começa na sexta-feira, 9, a partir das 22h, com o famoso desfile dos blocos, na Avenida Luiz Barreto, no centro da cidade. Em seguida a festa fica por conta da Banda Alegria. Já no sábado, quem embala os foliões é a Banda Try Legal, a partir das 23h30min.. A festa contará com a presença dos blocos. Para o domingo, 11, encerrando a programação, o famoso Bloco dos Cabeludos escolhe a sua rainha, no Camping Areal.

A Prefeitura informa que durante os três dias de folia, comerciantes que desejarem trabalhar na festa não serão taxados com nenhum valor. Os pontos de venda, no entanto, serão organizados conforme ordem de chegada. A fiscalização da vigilância sanitária estará presente ao longo do evento.

Carnaval de Triunfo 2016 | Foto Ascom PM Triunfo

São Jerônimo

Em São Jerônimo a Rua Ramiro Barcelos vira a passarela do samba nos dias 10, 12 e 17. A folia de Momo acontece sempre a partir das 21h30min, com os desfiles dos blocos carnavalescos e escolas de samba. Durante as três noites de carnaval, quem encerra a festa são duas escolas de samba de Porto Alegre: Bambas da Orgia, nos dias 10 e 17 e o Estado Maior da Restinga no dia 12.

Uma das escolas que virá para encantar o público é a Império Verde e Branco, que desfilará nos três dias de festa e promete surpresas na avenida. O tema escolhido para este ano é uma homenagem à Mãe Ione, “A devoção da Umbanda ao Candomblé, a Império Verde e Branco vai fazer o seu axé”. A escola é comandada pelo presidente Marco Antônio Machado, traz 40 componentes na bateria, dois carros alegóricos e mais duas alas.

Mestre Bruno Azeredo comanda a bateria da Império Verde e Branco

Outras opções

Rumo ao Litoral

Na semana de Carnaval, as praias do litoral norte gaúcho e de Santa Catarina são invadidas por um grande número de turistas. Muitos moradores da região Carbonífera seguem o mesmo destino, aproveitando o feriadão para sair da rotina.

As praias de Atlântida Sul, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Tramandai e Xangri-la são as que mais despertam atenção de moradores da região. Já em Santa Catarina, as praias de Florianópolis e Garopaba são as prefeitas.

Na região da Costa Doce, banhada pela Lagoa dos Patos, milhares de pessoas lotam a pequena cidade de Arambaré.  Com pouco mais de 3,6 mil habitantes, o município vê o número de pessoas aumentar no mínimo dez vezes nos dias de Carnaval.