Obra de R$ 11 milhões para ampliar abastecimento da Corsan em São Jerônimo entra em nova etapa
Trabalho seguirá com a implantação de galerias de concreto no limite com o município de Charqueadas
Quem circula pela ERS-401, próximo ao limite entre São Jerônimo e Charqueadas, se depara com grande movimentação de máquinas a serviço da Corsan. No local, a Companhia está executando mais uma etapa da ampliação do sistema de abastecimento de São Jerônimo, com a instalação de uma tubulação de maior diâmetro para transportar grandes volumes de água. O trabalho seguirá com a implantação de galerias de concreto no arroio que limita os dois municípios. A conclusão é prevista para novembro.
Serão instalados 6,7 mil metros de canalização, que vão interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Charqueadas ao reservatório principal de São Jerônimo, localizado na Avenida Rio Branco. Com investimento de R$ 11 milhões, a obra inclui ainda a construção de um reservatório e uma casa de bombas junto à estação de tratamento de Charqueadas.
O gestor de relações institucionais da Região Sinos da Corsan, Márcio Galarça, explica que a ampliação do abastecimento de São Jerônimo era aguardada há muitos anos pela comunidade e que a entrega da obra no prazo previsto será possível a partir dos esforços da Corsan (agora controlada pela Aegea) em parceria com as administrações das duas cidades.
— A nova tubulação permitirá disponibilizar um maior volume de água potável, com menor custo de energia e incidência de vazamentos, devido ao material de maior resistência e qualidade. Desta forma, o sistema de abastecimento de Charqueadas e São Jerônimo terá maior eficiência no atendimento aos moradores, inclusive nos períodos de maior consumo, durante o verão, com menos risco de interrupções no fornecimento de água — diz Galarça.
Obras do reservatório na Estação de Tratamento de Charqueadas | Foto: Corsan / Divulgação
COMENTÁRIOS