Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Estação de monitoramento climático de Triunfo terá manutenção emergencial

Contrato, no valor de R$ 1,2 milhão e com duração de 16 meses, inclui diagnóstico, recuperação e manutenção das estações de monitoramento espalhadas pelo Estado e danificadas por eventos meteorológicos extremos, como as fortes chuvas de maio de 2024

Divulgação / Sema
Estação de monitoramento climático de Triunfo terá manutenção emergencial A empresa será responsável pela inspeção e reparo das estações pluviométricas (medição de chuva) e fluviométricas (medição de nível de rios), com foco especial em doze estações prioritárias para a modelagem
Publicidade

O governo do Estado, por meio da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), contratou a empresa Água e Solo Estudos e Projetos para execução de serviços técnicos na rede de monitoramento hidrometeorológico. O contrato, no valor de R$ 1,2 milhão e com duração de 16 meses, inclui diagnóstico, recuperação e manutenção das estações de monitoramento danificadas por eventos meteorológicos extremos, como as fortes chuvas de maio de 2024. Entre as 12 estações da rede de referência prioritária que receberão manutenção emergencial está a de Triunfo, na Região Carbonífera.

Publicidade

A empresa será responsável pela inspeção e reparo das estações pluviométricas (medição de chuva) e fluviométricas (medição de nível de rios), com foco especial em doze estações prioritárias para a modelagem. O objetivo é garantir que as estações estejam operacionais e transmitam dados para o sistema de telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA). A telemetria – coleta de informações em tempo real – é uma das principais fontes de dados para a emissão de avisos e alertas hidrológicos. A contratada ainda desenvolverá uma plataforma para gerenciar e analisar os dados coletados, garantindo a precisão e a eficiência das informações.

A rede de monitoramento da Sema, composta por 100 estações pluviométricas e 60 plúvio-fluviométricas, desempenha funções essenciais como alertar sobre eventos críticos, avaliar a disponibilidade de água, verificar a qualidade da água e regular os recursos hídricos.

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, destacou a importância das estações hidrometeorológicas para o monitoramento dos recursos hídricos.

— Combinadas com a modelagem hidrodinâmica e o levantamento topográfico, elas melhorarão a previsão de eventos críticos. Estamos comprometidos com a recuperação e manutenção dessas estações para assegurar dados precisos sobre o clima e os níveis de água no Estado — detalhou.

Este trabalho faz parte dos Projetos Estruturantes do Plano Rio Grande, um programa estadual voltado para a reconstrução e resiliência climática, especialmente para mitigar os impactos das enchentes. A empresa contratada terá cinco dias para apresentar um plano de trabalho detalhado e deverá apresentar relatórios mensais sobre o progresso das atividades.

As doze estações da rede de referência prioritária que receberão manutenção emergencial são:

  • Cais Mauá C6
  • Arroio Caraá
  • Triunfo
  • Picada Café
  • Foz do Paranhana
  • Corsan Alvorada
  • Irmãos – Canal Gravataí
  • Passo do Candombe
  • Sinimbu Centro
  • Passo do Rocha CPRM
  • Passo dos Farrapos
  • Alto Rolante

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.