Grêmio vence Criciúma e se afasta da zona de rebaixamento
Vitória saiu dos pés das novas contratações desta janela de transferências
O Grêmio conquistou uma vitória crucial ao derrotar o Criciúma por 1 a 0 na tarde deste domingo (25/08), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Com o resultado, o Tricolor alcançou 27 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.
O gol da vitória saiu dos pés das novas contratações desta janela de transferências. Aravena fez a jogada e Monsalve marcou aos 40 minutos do segundo tempo, garantindo os três pontos para o time gaúcho. Com essa vitória, o Grêmio termina o mês de agosto em uma posição mais confortável na competição.
Antes da partida, o Grêmio prestou homenagens a Luiz Carlos Silveira Martins, o "Cacalo", ex-presidente e patrono do clube, que faleceu recentemente. O técnico Renato Portaluppi entrou em campo com um moletom com a frase "Como é bom ser gremista", enquanto Villasanti, que usava a faixa de capitão, também homenageou Cacalo. Um minuto de silêncio foi respeitado em memória ao ex-dirigente.
O jogo começou movimentado, com o Criciúma quase abrindo o placar logo no primeiro minuto. Marquinhos Gabriel encontrou espaço na defesa gremista e cruzou para Marcelo Hermes, que exigiu uma grande defesa de Marchesín. O Grêmio respondeu aos seis minutos, quando Soteldo acertou a trave em um chute cruzado.
A partida esfriou depois disso, com poucas chances claras de gol até os 32 minutos, quando João Pedro cruzou e Braithwaite perdeu uma oportunidade dentro da pequena área. O Grêmio ainda teve outras chances com chutes de Villasanti e Bolasie, mas o placar permaneceu inalterado no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Grêmio voltou sem alterações, mas o ritmo da partida diminuiu. A primeira chance perigosa veio aos 17 minutos, quando Reinaldo cruzou para Braithwaite, mas a bola passou por cima do atacante. Renato Portaluppi fez substituições, colocando Arezo e Aravena em campo, e foi o chileno quem mudou o jogo. Aos 40 minutos, Aravena fez uma jogada pela esquerda e cruzou para Monsalve, que finalizou com precisão para marcar o único gol da partida.
Nos minutos finais, Ronald, Edenilson e Gustavo Martins entraram em campo para segurar o resultado e garantir a vitória.
Além da vitória, o Grêmio recebeu uma boa notícia: após mais de três meses de reforma, a Arena estará disponível para a próxima rodada. No próximo domingo (1º/9), o Tricolor enfrentará o Atlético-MG em casa, às 11h, pela 25ª rodada do Brasileirão.
BRASILEIRÃO — 24ª RODADA — 25/8/2024
CRICIÚMA (0)
Gustavo; Claudinho (Dudu, 29'/2ºT), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Trauco; Newton (Patrick de Paula, 29'/2ºT), Higor Meritão (Fellipe Mateus, 19'/2ºT), Marquinhos Gabriel (Matheusinho, 19'/2ºT), Marcelo Hermes; Bolasie e Arthur Caíke. Técnico: Cláudio Tencati
GRÊMIO (1)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Monsalve (Ronald, 43'/2ºT), Cristaldo (Aravena, 26'/2ºT) e Soteldo (Edenilson, 43'/2ºT); Braithwaite (Arezo, 26'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Monsalve (G), aos 40 min do 2º tempo.
AMARELOS: Meritão, Marcelo Hermes (C); Cristaldo (G).
ARBITRAGEM: Paulo Torezin, auxiliado por Victor Hugo Imazu Dos Santos e Rafael Trombeta (trio paranaense).
VAR: Paulo Renato Moreira Da Silva Coelho (RJ).
PRÓXIMO JOGO
DOMINGO, 1º/9 — 11H
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
ARENA DO GRÊMIO — BRASILEIRÃO (25ª RODADA)
COMENTÁRIOS