Cavalarianos da região Carbonífera participam da Cavalgada do Mar

Cavalarianos da região Carbonífera participam da Cavalgada do Mar

Cerca de 5 mil participantes farão o percurso de 240 km entre Torres e Palmares do Sul

Por Portal de Notícias 30/01/2018 - 13:15 hs
Foto: Divulgação
 Cavalarianos da região Carbonífera participam da Cavalgada do Mar
São esperadas mais de 5 mil pessoas entre cavalianos e grupos de apoio

Entre os dias 3 e 10 de fevereiro, será realizada a 34ª Cavalgada do Mar que percorrerá o litoral gaúcho de Torres até o ao Balneário de Dunas Altas, em Palmares do Sul, no sul do estado. A tradicional Cavalgada reúne cavalarianos e amazonas de diversas cidades do Sul do Brasil e de países da América Latina.

A estimativa do presidente do Instituto Cavalgada do Mar, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer é que 5 mil participantes, entre cavalarianos e apoiadores, participem neste ano.

Grupos da região Carbonífera também farão o percurso de cerca de 240 quilômetros.

De Arroio dos Ratos, o Piquete Amigos de Cavalgadas participa do evento há pelo menos 17 anos e levará cerca de 16 pessoas. Integrando o grupo há dois anos, o eletricitário aposentado Ignosi Gardel Figueiredo Pereira, morador de São Jerônimo, fala sobre a importância da Cavalgada do Mar.

- O objetivo é reverenciar as tradições, cultuando a ligação entre homem e cavalo, além da confraternização e irmandade nos acampamentos, juntando na Cavalgada piquetes de vários pontos do estado, do Brasil, Argentina e Uruguai – disse.

Da cidade de Triunfo, o Piquete Terra de Bento participa da Cavalgada há dez anos. Segundo o capataz da Campeira, o empresário Marco Aurélio Azevedo, este ano serão ao todo 16 integrantes entre grupo de apoio e cavalarianos.

Durante o percurso, são feitas várias paradas para o descanso dos animais e dos cavalarianos e amazonas, que participam de eventos como competições campeiras e fandangos.

A Cavalgada do Mar, que ocorre desde 1984, é um dos mais tradicionais eventos do estado e está no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como o maior evento festivo do homem a cavalo do mundo.

A abertura oficial do evento ocorreu no dia 10, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.