Braithwaite brilha na estreia, e Grêmio vence Cuiabá no Brasileirão
Dinamarquês marca dois gols, coloca o Tricolor na 11ª posição no Campeonato Brasileiro e mantém o embalo para a Libertadores
Na noite deste sábado (10/08), o Grêmio superou o Cuiabá por 3 a 1 na Arena Pantanal, no Mato Grosso. Gustavo Nunes abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. O Cuiabá igualou com um gol contra de Braithwaite aos 7 minutos da segunda etapa. No entanto, o atacante dinamarquês brilhou no restante do jogo. Marcou seu primeiro gol e, aos 18 minutos, colocou o Tricolor à frente após uma grande jogada do colombiano Monsalve. No final do jogo, o camisa 22 anotou o terceiro gol do Grêmio, com um golaço de perna esquerda, definindo o placar final.
O primeiro tempo começou com investidas do Grêmio, porém sem muita efetividade. Foi o Cuiabá que teve a primeira grande oportunidade. Aos 9 minutos, André Luís recebeu na entrada da área e chutou, mas Caíque fez a defesa.
A partida seguiu com poucas chances claras de gol, até que, aos 20 minutos, Edenilson criou uma jogada pela direita, passou para o estreante Braithwaite, que soltou uma bomba defendida pelo goleiro adversário. A bola explodiu na trave e voltou para Gustavo Nunes, que não desperdiçou: Cuiabá 0 x 1 Grêmio.
O primeiro tempo terminou sem outras chances claras de gol. No segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi promoveu mudanças: José Guilherme, lateral da categoria Sub-20, entrou no lugar de Fábio, que sofreu uma pancada na etapa inicial.
Nos minutos iniciais, o Cuiabá conseguiu empatar. Após uma cobrança de escanteio, a bola desviou em Braithwaite e acabou entrando: Cuiabá 1 x 1 Grêmio.
Apesar da pressão inicial do Cuiabá, o Grêmio reagiu aos 18 minutos. Monsalve fez uma jogada excepcional pela esquerda, driblou a defesa adversária e passou para Braithwaite, que completou para o fundo das redes: Cuiabá 1 x 2 Grêmio.
Aos 28 minutos, o Grêmio fez novas substituições no meio-campo: Cristaldo entrou no lugar de Edenilson, e Dodi substituiu Monsalve.
A partida permaneceu equilibrada, mas o Tricolor conseguiu ampliar o placar antes do apito final. Aos 40 minutos, Braithwaite tentou de cabeça, o goleiro defendeu, mas o dinamarquês aproveitou o rebote e chutou firme para marcar mais um: Cuiabá 1 x 3 Grêmio.
Após alguns minutos, o árbitro encerrou a partida, garantindo mais uma vitória para o Tricolor, que se recupera no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será pela Copa Libertadores, na terça-feira (13/08), às 18h30, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR, contra o Fluminense no jogo de ida das oitavas de final da competição.
Brasileirão 2024 – 22ª rodada
Cuiabá 1
Walter, Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves (Clayson), Alan Empereur e Juan Tavares (Railan); Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Lucas Fernandes) e Max (Eliel); André Luís (Derik Lacerda) e Isidro Pitta. Técnico: Petit.
Grêmio 3
Caíque; João Pedro, Natã, Gustavo Martins e Fábio (Zé Guilherme); Pepê (Ronald), Edenilson (Cristaldo) e Villasanti; Gustavo Nunes e Monsalve (Dodi) e Braithwaite (Aravena). Técnico: Renato Portaluppi.
Gols:
Gustavo Nunes, aos 23 minutos do primeiro tempo. Braithwaite, aos 6 (contra), aos 18 e aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:
Caíque, Edenilson e Matheus Alexandre.
COMENTÁRIOS