Sul registra neve no começo do fim de semana; assista aos vídeos
Precipitação invernal ocorre depois de vários dias com previsão do tempo apontando a possibilidade de queda de neve nas áreas de maior altitude
O fim de semana começa com registros de neve nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, sob o impacto de um frio intenso causado por uma forte massa de ar de origem polar. Este fenômeno é resultado de uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, conhecida como "baixa segregada" ou "baixa fria," que forma uma bolha de ar gelado, trazendo nuvens e precipitações.
Segundo a MetSul Meteoroligia, os modelos numéricos de previsão do tempo já indicavam, há vários dias, a possibilidade de neve nas áreas de maior altitude do Sul. A nebulosidade aumentou significativamente e a atmosfera se tornou instável na Serra Gaúcha e no Planalto Sul Catarinense após as 22h da sexta-feira. No lado gaúcho, até o final da sexta-feira, ainda não havia ocorrido precipitação. Entretanto, em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, os flocos começaram a cair por volta das 23h, para a alegria dos moradores e turistas. A neve atingiu tanto a área urbana quanto o distrito do Cruzeiro, na área rural, onde as altitudes chegam a 1500 metros.
Na cidade de São Joaquim, várias estações meteorológicas registraram temperaturas entre 0ºC e 2ºC no momento da precipitação. Já em São José dos Ausentes, do lado gaúcho, a temperatura registrada foi de 2ºC. Durante a madrugada e manhã deste sábado, as condições continuarão favoráveis para a ocorrência de precipitações invernais, incluindo chuva congelada, chuvisco congelado e/ou neve na Serra Gaúcha, Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul Catarinense.
ASSISTA AOS VÍDEOS:
COMENTÁRIOS