Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina, diz IBGE

Por outro lado, queda de preços de alimentos e bebidas evitaram alta maior

Tomaz Silva / Agência Brasil
Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina, diz IBGE Gasolina teve o maior aumento, subindo 3,15%, e representou o maior impacto individual entre os produtos pesquisados
Publicidade

Agência Brasil

A inflação em julho de 2024 registrou 0,38%, superando o índice de 0,21% registrado em junho. O resultado foi impulsionado principalmente pelos preços da gasolina, passagens de avião e energia elétrica. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país, acumula 4,5%, atingindo o limite superior da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central.

Publicidade

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos primeiros sete meses do ano, o IPCA totaliza 2,87%.

Sete dos nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IPCA apresentaram alta de preços entre junho e julho. O grupo transportes foi o principal responsável pela pressão inflacionária, com um aumento de 1,82%, impactando o índice em 0,37 ponto percentual (p.p.).

Dentro do grupo transportes, a gasolina teve o maior aumento, subindo 3,15%, e representou o maior impacto individual entre os produtos pesquisados, com 0,16 p.p. As passagens aéreas aumentaram 19,39% em julho, contribuindo com 0,11 p.p. para o IPCA. Segundo André Almeida, gerente do IPCA, as férias escolares de julho ajudaram a impulsionar o aumento nos preços dos bilhetes de avião.

O grupo habitação também exerceu pressão sobre o IPCA, com uma alta de 0,77%. A tarifa de energia elétrica residencial, que faz parte deste grupo, subiu 1,93%, impactando o índice em 0,08 p.p. Almeida explicou que a implementação da bandeira tarifária amarela, que adiciona R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, causou a elevação dos preços.

Alimentos

Os preços de alimentos e bebidas caíram 1% em julho, proporcionando o maior alívio para a inflação com uma contribuição negativa de -0,12 p.p. Dentro deste grupo, o item alimentação no domicílio apresentou uma queda de preços de -1,51%, a primeira redução em nove meses. As maiores quedas foram observadas no preço do tomate (-31,24%), cenoura (-27,43%), cebola (-8,97%), batata inglesa (-7,48%) e frutas (-2,84%).

O IPCA mede o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços é realizada nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, resultando em um intervalo de 1,5% a 4,5%.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.