Novo radar meteorológico é instalado e passará por ajustes e testes
Equipamento vai monitorar principalmente as cidades da Região Metropolitana, abrangendo também a Região Carbonífera e parte da Costa Doce
O novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul deve entrar em funcionamento em breve. O equipamento já foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre – onde, a princípio, funcionará provisoriamente – e passará por ajustes e testes para que possa começar a operar.
A Climatempo, empresa que venceu a licitação para fornecer o serviço de monitoramento de condições meteorológicas para o Estado, adquiriu e operará o equipamento.
Segundo a Defesa Civil, a partir desta quinta-feira (8/08), o radar será ligado às redes de energia e de internet. Durante a próxima semana, técnicos da Meteopress, fabricante do equipamento, trabalharão em configurações e testes dos componentes eletrônicos.
Simultaneamente, equipes da mesma empresa calibrarão o equipamento com a instalação de softwares da Climatempo e também farão outras ações necessárias para que a Sala de Situação do Estado comece a receber os primeiros dados gerados. O radar utiliza uma tecnologia chamada nowcasting, que permite a coleta de dados meteorológicos em tempo real, possibilitando à Defesa Civil emitir alertas e relatórios mais precisos.
De acordo com a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação, o equipamento tem alcance de um raio de cerca de 150 quilômetros e conta com um software embutido que transforma os dados captados em imagens das condições atmosféricas.
— O radar utiliza tecnologia de ponta. Os dados brutos são processados para gerar imagens que mostram, entre outras informações, volume de chuvas e granizo, além de velocidade e direção dos ventos. Isso vai propiciar uma previsão do tempo bem mais acurada, melhorando significativamente a assertividade dos alertas emitidos à população — explica Cátia.
Melhorias no Monitoramento
Cátia Valente explica que, quando o radar entrar em operação, ele fornecerá informações de nowcasting (previsão de curto prazo, de 3 a 6 horas) com alta precisão dentro de um raio de 150 km (imagem abaixo). Isso abrangerá principalmente as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A área também abrange a Região Carbonífera e parte da Costa Doce.
COMENTÁRIOS