Netinho conquista bronze no taekwondo e dá ao Brasil sua terceira medalha na modalidade
Em sua segunda participação olímpica, ele alcança o pódio após uma campanha em Tóquio 2020 que terminou nas oitavas de final
O paraibano Edival Pontes, popularmente conhecido como Netinho, garantiu nesta quinta-feira (8/08) uma medalha de bronze no taekwondo nas Olimpíadas de Paris, marcando a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio na modalidade desde os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Netinho assegurou a vitória ao derrotar o espanhol Javier Pérez Polo na categoria até 68 kg.
O triunfo por 2 rounds a 1 faz de Netinho o terceiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no taekwondo. Antes dele, Natália Falavigna (até 67 kg) em Pequim 2008 e Maicon Siqueira (mais de 80 kg) no Rio 2016 haviam sido os únicos atletas brasileiros a conquistar pódios na modalidade.
Netinho chegou à disputa pela medalha de bronze após uma derrota para Zaid Abdul Kareem, da Jordânia, na semifinal. No entanto, como seu oponente avançou para a final, Netinho teve a chance de competir pela medalha através da repescagem, onde eliminou o turco Hakan Reçber.
No primeiro round da disputa pelo bronze, Netinho iniciou em desvantagem após sofrer um golpe no tronco, mas conseguiu empatar o assalto com um chute preciso na cabeça de Polo, terminando o round em 3 a 3.
O segundo round viu o espanhol começar forte, acertando um golpe na cabeça e outro no tronco, deixando Netinho em uma posição difícil. Apesar de acertar um golpe na cabeça de seu adversário, Netinho não conseguiu virar o placar, que terminou em 6 a 4 para Polo.
No terceiro e decisivo round, Netinho mostrou resiliência e habilidade ao aplicar dois chutes consecutivos no tronco do espanhol, abrindo uma vantagem de 4 a 0. Seguindo as orientações de sua equipe, ele adotou uma postura defensiva nos momentos finais, evitando os ataques de Polo e garantindo a vitória por 4 a 3, assegurando a medalha de bronze para o Brasil.
Essa é a segunda vez que Netinho participa dos Jogos Olímpicos; em Tóquio 2020, ele foi eliminado nas oitavas de final. Além disso, Netinho também é bicampeão pan-americano, tendo conquistado o ouro individual na categoria até 68 kg em 2019 e por equipes em 2023.
COMENTÁRIOS