Massa de ar polar derruba temperaturas no RS a partir desta quinta-feira
Instabilidade permanece em algumas regiões do território gaúcho; confira a previsão para o Estado e Região Carbonífera nos próximos dias
Uma forte massa de ar polar avança para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8/08) e derruba a temperatura ao longo do dia. A sensação de frio intenso predomina durante o dia e, à noite, as mínimas também sofrerão uma queda considerável. As mínimas do dia, entre 4°C e 5°C, são esperadas em cidades do Norte, Sul e Serra; a máxima, de 22°C, deve ocorrer no Vale do Taquari.
A passagem da frente fria deve também deve distribuir a instabilidade em diferentes regiões, com acumulados de até 15mm na Serra e Litoral. No Sul e Litoral Sul, haverá apenas ocorrência de chuva isolada durante o dia, em razão da formação de um centro de baixa pressão próximo à costa. Nas demais áreas, como Serra, Norte, Noroeste, Litoral Norte e Região Metropolitana, segue a possibilidade de chuva mais recorrente. O tempo fica estável apenas na Campanha e na Fronteira Oeste, com forte variação de nebulosidade.
Na Região Carbonífera, a previsão para quinta-feira é de tempo instável, com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado e chuva a qualquer hora. As temperaturas variam entre 12°C e 17°C.
Previsão de muito firo nos próxmos dias
Na sexta-feira (9/08) condição de tempo estável volta a predominar sobre o RS. O ar polar mantém as temperaturas baixas, com mínimas entre 1°C e 3°C na Serra, Vales, Norte e Oeste, e entre 4°C e 8°C nas outras regiões. Há chance de precipitação invernal na Serra e Sul, com possibilidade de neve à noite. Rajadas de vento entre 50 e 80 km/h aumentam a sensação de frio. Na Região Carbonífera, a sexta-feira será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Os termômetros variam entre 8°C e 12°C.
Na madrugada de sábado (10/08), o frio e chuviscos podem causar neve na Serra. Pela manhã, mínimas variam entre -1°C e 4°C na maioria das regiões, e entre 5°C e 11°C no Leste, Litoral e Sul. As máximas ficam entre 10°C e 14°C. Na Região Carbonífera, a previsão é de sol com algumas nuvens e termômetros entre 8°C e 14°C.
No domingo (11/08), a massa polar perde intensidade. As mínimas vão de 2°C a 4°C na Serra e de 5°C a 10°C nas demais regiões. Geada é possível na Serra. À tarde, as temperaturas variam entre 14°C e 18°C. Na Região Carbonífera, a previsão é de sol entre nuvens e temperaturas entre 9°C e 17°C.
Na segunda-feira (12/08), uma nova massa polar reduz as temperaturas, com mínimas de 1°C a 5°C, e geada pontual na Serra, Norte, Campanha e Sul. No Litoral e Região Metropolitana, as mínimas ficam entre 6°C e 10°C. As máximas variam de 8°C a 12°C, abaixo de 6°C nas áreas altas da Serra. Na Região Carbonífera, a previsão é de sol com algumas nuvens e temperaturas entre 7°C e 13°C.
Na terça-feira (13/08), as temperaturas ficam negativas, entre -4°C e 0°C, na Campanha, Sul, Centro, Norte, Vales e Serra, com geada em grande parte do Estado. Nas demais áreas, variam de 1°C a 4°C. As máximas ficam entre 8°C e 13°C. Na Região Carbonífera, a previsão é de sol, com geada ao amanhecer, e temperatura entre 1°C e 14°C.
Na quarta-feira (14/08), as mínimas são de 1°C a 5°C na maioria das regiões e -1°C na Serra, com chance de geada. Máximas variam de 14 a 18°C. Na Região Carbonífera, o dia será novamente de sol, com geada ao amanhecer, e temperaturas entre 1°C e 14°C.
Na quinta-feira (15/08), as mínimas sobem para 4°C a 10°C, e as máximas vão de 16°C a 24°C com o enfraquecimento da massa polar. Na Região Carbonífera, a previsão mais de mais um dia de sol, com geada ao amanhecer, e temperaturas entre 4°C e 19°C.
COMENTÁRIOS