Charqueadas: grupo cobra rapidez na vacinação e homenageia vítimas da covid-19

Grupo “Vacina para todos já” promove ato e coloca cruzes na entrada da cidade para lembrar mortos na pandemia do coronavírus

Por Portal de Notícias 20/03/2021 - 10:01 hs
Foto: Davi Teixeira / Divulgação
Charqueadas: grupo cobra rapidez na vacinação e homenageia vítimas da covid-19
Cruzes simbolizando os mortos pela covid-19 foram colocadas no trevo de acesso a Charqueadas

Na manhã deste sábado (20/03) – dia em que a pandemia completa um ano na região Carbonífera -, Charqueadas acordou com uma homenagem a todas as vítimas da covid-19. Um grupo denominado “Vacina para todos já” organizou um ato e colocou uma faixa e cruzes na entrada da cidade, simbolizando as vítimas do coronavírus.
O grupo iniciou quando os amigos Márcio Rosa e Amauri Cairuga, preocupados com o aumento de casos de contaminação e óbitos pela covid-19, resolveram desenvolver ações para conscientizar a população dos riscos de contágio e, também, pressionar as autoridades para dar mais rapidez ao ritmo de vacinação. A partir disso, convidaram mais amigos e a ideia se tornou um grupo no WhatsApp, onde as ações são discutidas.

ASSISTA AO VÍDEO


Cairuga diz que a homenagem às vítimas é necessária, porque familiares e amigos não puderam se despedir das pessoas queridas que perderam a vida em decorrência da covid-19.
- E, ao mesmo tempo, esta homenagem vem para conscientizar da necessidade de vacinarmos toda a população o mais rápido possível, pois sem a vacina para toda a população continuaremos a perder pais, mães, filhos, filhas e amigos – alerta Cairuga.
O grupo “Vacina para todos já” também faz um apelo a todos os políticos, em nível municipal, estadual e federal, para que se unam em uma única luta: buscar vacinas para toda a população o mais rápido possível. “Se tiverem que ir até a China, Rússia, Estados Unidos, por favor, vão. E se tiverem que implorar, por favor, implorem, pois vocês são nossa voz. A única chance de salvarmos vidas é a vacina”, apela.
______________
LEIA TAMBÉM
Região Carbonífera chega a 236 mortes e passa de 10,5 mil casos de covid-19
Pela quarta semana consecutiva, RS fica todo em bandeira preta
JOÃO GUERREIRO | Aceleração de mortes marca um ano de pandemia na região
______________

Os integrantes do “Vacina para todos já” também pedem que a administração do Município de Charqueadas não retire as cruzes, pois pretendem que ali seja um local para quem quiser se despedir de vítimas da covid-19 possa dar seu último adeus.
Até esta sexta-feira (19/03), 46 habitantes de Charqueadas haviam perdido a luta contra a covid-19. Segundo os boletins epidemiológicos do Município e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, 3.377 pessoas foram infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia e 768 ainda estavam em recuperação.

Carreata neste domigo

Os participantes do “Vacina para todos já” também convidam a população de Charqueadas para uma “carreata pela vida”, que ocorrerá neste domingo (21/03), às 15h, com saída do Postaço do bairro Colônia Penal. O grupo alerta que quem participar não poderá sair dos carros e deverá estar de máscara.

Vacinas a conta-gotas

Com a demora do Governo Federal em reservar e adquirir vacinas junto aos laboratórios, que também não têm capacidade de produzir os imunizantes na velocidade e quantidade necessárias, as doses têm chagado a conta-gotas aos estados e municípios brasileiros. Até agora, segundo dados de ontem (19/03) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul recebeu um total de 1,6 milhão de doses, em oito remessas desde fevereiro. Ao município de Charqueadas foram destinadas apenas 3.588 destas doses, que são distribuídas pela SES utilizando critérios que levam em consideração a população dos grupos prioritários em cada município.

Cruzes simbolizando os 46 mortos pela covid-19 foram colocadas no trevo de acesso a Charqueadas  | Davi Teixeira/Divulgação


Entre para o grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.