Hospital de Charqueadas abre dez leitos de UTI para Covid-19

Estrutura vai permanecer em Charqueadas depois da pandemia, informou o governador Eduardo Leite

Por Portal de Notícias 24/07/2020 - 16:50 hs
Foto: Divulgação/SES
 Hospital de Charqueadas abre dez leitos de UTI para Covid-19
Secretária Arita e Eduardo Leite durante inauguração dos leitos de UTI no Hospital de Charqueadas

Reaberto há quase dois anos, depois de 13 anos fechado, o Hospital de Charqueadas, na região Carbonífera, abriu nesta sexta-feira (24/7) os primeiros leitos de UTI. Com atendimento 100% público, as dez unidades para tratamento intensivo serão destinadas prioritariamente para a população privada de liberdade e, durante a pandemia, exclusivamente para casos de Covid-19.
Como Charqueadas concentra o maior número de apenados em uma mesma região – são oito presídios com 5,1 mil presos, de um total de 39 mil em todo o RS –, os novos leitos trarão segurança a todo o sistema prisional gaúcho.
Presente na inauguração, ao lado dos secretários da Saúde, Arita Bergamnn, e da Administração Penitenciaria, Cesar Faccioli, o governador Eduardo Leite destacou a importância dos novos leitos.
- Continuamos expandindo nosso sistema hospitalar, sendo que já chegamos a quase 75% em quatro meses e vamos passar de 100% no aumento no número de leitos de UTI nas próximas semanas. Importante salientar isso, porque estamos fazendo a maior ampliação na história do Estado. Não é pouca coisa. Estamos dobrando a estrutura de UTIs. Aqui em Charqueadas ainda especialmente relevante pelo atendimento à saúde da população prisional, que é um público que tem uma grande exposição pelo número de pessoas concentrada em um mesmo local e que não havia um direcionamento, uma política pública de saúde - afirmou o governador.
Até então, havia uma parceria entre o Estado e o Hospital Vila Nova, na capital, que estava recebendo casos de apenados que precisavam de internação em leitos clínicos. Agora, casos graves terão prioridade no Hospital de Charqueadas.
- E essa estrutura vai permanecer em Charqueadas depois da pandemia. É um legado para a cidade e para o atendimento a essa população, porque não tinha leito de UTI - disse Leite.
A nova UTI foi construída em área do bloco cirúrgico do Hospital de Charqueadas e os atendimentos à Covid-19 não vão prejudicar o atendimento ao restante da população, que vai seguir sendo atendida no local.
- É um ato histórico, porque é uma expansão quantitativa e qualitativa. Quantitativa já que a partir de agora teremos dez novos leitos, mas também é qualitativa, porque haverá uma atenção especial a esse recorte tão importante e tão vulnerável da nossa população, que são as pessoas privadas de liberdade - afirmou Faccioli.
O pedido de habilitação dos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) será encaminhado ao Ministério da Saúde. Enquanto não for dada a autorização federal, o Estado vai custear os leitos. O custo médio diário é de R$ 1,6 mil por leito de UTI. Ou seja, será um investimento, se os dez leitos forem ocupados, de R$ 480 mil por mês pelo governo gaúcho, até o ministério responder.
Arita lembrou que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) já havia entregue os dez respiradores, enviados pelo Ministério da Saúde, no dia 3 de julho e que os leitos estão totalmente equipados, tanto com instrumentos quanto com equipes de saúde, para começarem a operar imediatamente.
- (A inauguração) tem uma importância dupla: em primeiro lugar, estamos colocando mais dez leitos de UTI numa rede de ampliação que já soma 697 leitos novos habilitados junto ao Ministério da Saúde. De outro lado, estamos fazendo a entrega de leitos de terapia intensiva para o atendimento das pessoas privadas de liberdade. Isto é novo, é único e é pioneiro. Eu diria que é inédito na organização do sistema público de saúde termos um espaço organizado para atender de forma prioritária todos os apenados que precisarem de terapia intensiva - afirmou a secretária.
A iniciativa faz parte de um acordo entre a SES, a Associação Hospitalar Vila Nova (administradora do hospital) e a Prefeitura de Charqueadas. A Associação Hospitalar se apresentou apta para ampliar a capacidade de leitos de UTI adulto para atender pelo SUS, com a disponibilização de todas as condições necessárias, como camas e equipe de profissionais para atuar na nova ala de atendimento a casos graves de coronavírus.

==================
RECEBA NOTÍCIAS PELO TELEGRAM
> Inscreva-se no nosso grupo no Telegram e receba notícias da região Carbonífera!
> Baixe o Telegram na sua loja de aplicativos
> Entre no grupo pelo link:
https://t.me/joinchat/MXKl8hN1N3Ol7kAnfvgcwg
=====================
ABRA SUA CONTA EM UM BANCO COMPLETO GRÁTIS
No PagBank, você tem cartão internacional, pode fazer TEDs ilimitadas - e o melhor, tudo que você faz no app é grátis! Na Conta Digital PagSeguro PagBank, você tem tudo que um banco pode oferecer, sem tarifas e taxas.
Abra sua conta do PagBank https://indicapagbank.page.link/zBFNg
======================








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.