Mais de mil pneus inservíveis são encaminhados para reciclagem em Charqueadas

Descarte incorreto pode proporcionar a criação de focos do mosquito da dengue

Por Portal de Notícias 19/05/2020 - 09:57 hs
Foto: Ascom / Pref. Charqueadas
Mais de mil pneus inservíveis são encaminhados para reciclagem em Charqueadas
Pneus podem se transforamar em focos do mosquito da dengue

Recentemente, a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) de Charqueadas encaminhou para reciclagem mais de 600 pneus inservíveis e, de janeiro até agora, mais de mil unidades de pneus já tiveram destinação correta. A ação foi possibilitada por meio de convênio firmado ente a Prefeitura e a iniciativa privada, através da Agência Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
A ANIP realiza a logística reversa, que tem o foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais.
- Durante o processo de reaproveitamento, os pneus na maioria das vezes são reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais e tapetes para automóveis – destaca o secretário de Serviços Urbanos, Fernando Araujo Nunes.
Ainda segundo Nunes, é importante a conscientização para o descarte correto dos materiais.
- Assim o município elimina centenas de pontos onde a colocação inadequada desses resíduos resulta em riscos ao meio ambiente e também à saúde pública – destaca.
A população pode colaborar levando os pneus para descarte na Secretaria de Serviços Urbanos (Rua José Rui de Ruiz, nº 1.110).

AEDES AEGYPTI

Pneus descartados de forma incorreta podem se transformar em focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya. Para se reproduzir, o mosquito precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.
Segundo o último boletim na Secretaria Estadual da Saúde, nas região Carbonífera os municípios de Charqueadas, Butiá e Minas do Leão estão infestados pelo mosquito. No Rio Grande do Sul, em 2020, já foram confirmados 2.649 casos de Dengue.

==================
RECEBA NOTÍCIAS PELO TELEGRAM
Inscreva-se no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região Carbonífera
> Baixe o Telegram na sua loja de aplicativos
> Entre no grupo pelo link:
https://t.me/joinchat/MXKl8hN1N3Ol7kAnfvgcwg
=====================

 

 








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.