Apresentado plano de trabalho da rota turística da região Carbonífera

Serão investidos recursos em capacitação e material de divulgação

Por Portal de Notícias 23/01/2020 - 17:36 hs
Foto: Divulgação
Apresentado plano de trabalho da rota turística da região Carbonífera
Reunião aconteceu nesta quinta-feira, em Arroio dos Ratos

 

Na tarde desta quarta-feira (22/01), no gabinete da Prefeitura de Arroio dos Ratos, cinco dos seis municípios da Região Carbonífera pertencentes ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Centro Sul se reuniram para analisar e debater o plano de trabalho que está sendo desenvolvido para promover o turismo regional. Estiveram presentes representantes dos municípios de Arroio dos Ratos, Charqueadas, Minas do Leão, Butiá e São Jerônimo.
O turismo representa uma fonte de captação de recursos para a região. É necessário sinalizar os pontos turísticos, bem como preparar agentes de desenvolvimento visando à divulgação externa, com produção de material informativo. Para a elaboração da rota turística, os municípios vão divulgar seus pontos turísticos, principais eventos, fatos históricos, personalidades, culinária e principais negócios.
Serão mais de R$ 117 mil reais aplicados em capacitação de agentes, confecções de folders de divulgação e identificação das rotas turísticas através de placas na Região Carbonífera. O restante do valor será aplicado na região da Costa Doce.
O plano propõe também estimular a valorização da comunidade local; a conservação da cultura e do meio ambiente; o potencial para novos investimentos; o aumento na arrecadação de impostos; a geração de renda; a indução de desenvolvimento e crescimento; a atração de investimentos externos; a geração de empregos; o incentivo a melhorias de infraestruturas locais para a população; a melhoria na qualidade de vida da população local e a inclusão social.
A capacitação de agentes será através de cursos. Serão ofertados os cursos de acolhimento ao turista: rede de atendimento ao turista; técnica de serviço de garçom; planejamento eficaz para novos negócios; storytelling para negócios; criação e adequação de produtos e serviços para o turismo. Oficinas de gastronomia.
O plano de trabalho está sendo elaborado pela setorial do Turismo do Corede, composta pelo Elimar Araujo Valle, coordenador de Turismo da Asmurc; Everton Vieira, secretário de Administração de Arroio dos Ratos; Paulo Speck, coordenador de Turismo de Charqueadas; Antônio Carlos Pereira Krigger, secretário de Planejamento de Minas do Leão; professor Clairton Machado, representante da Prefeitura de Arroio dos Ratos; David Palmieri, design gráfico da Prefeitura Municipal de Charqueadas; Valmir Pereira, diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera - CIGA – Consórcios; e coordenado pelo presidente do Corede Centro Sul, professor Álvaro Werlang.