IFSul Charqueadas estabelece parceria para estágios no Hospital de São Jerônimo

Início está previsto para o mês de fevereiro, com a adesão de professores para compor o grupo de trabalho e seleção dos estudantes que realizarão o estágio remunerado

Por Portal de Notícias 17/01/2020 - 16:36 hs
Foto: Divulgação / IFSul Charqueadas
IFSul Charqueadas estabelece parceria para estágios no Hospital de São Jerônimo
Reunião entre Hospital e IFSul estabeleceu a parceria entre as instituições

O Câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) vem buscando estabelecer parcerias com os arranjos produtivos locais da região Carbonífera, tendo como principais objetivos proporcionar vivências para os estudantes dos cursos técnicos integrados e cursos superiores, por meio de estágios supervisionados, e produzir conhecimento coma busca de soluções para problemas locais. Neste sentido, foi estabelecida parceria com o Hospital de São Jerônimo, mantido pela Associação dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (AFPERGS), para proporcionar estágios a estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Mecatrônica e universitários dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Sistemas para a Internet.
Em 2019, foi estabelecida parceria tecnológica entre o IFSul e a Gerdau e cinco estudantes realizam seus estágios curriculares buscando soluções que envolvam conhecimentos de automação e computação com a supervisão de professores, tendo como contrapartida a doação de equipamentos para o laboratório de pesquisa, por parte da empresa, para o câmpus.
Em 2020, além da continuidade da ação com a metalúrgica, o IFSul Charqueadas estabelece parceria com o Hospital de São Jerônimo para que estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Mecatrônica e universitários dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Sistemas para a Internet façam uma imersão no sistema hospitalar em busca de possíveis objetos de pesquisa para solucionar problemas e melhorar rotinas da área da saúde.
A parceria entre o IFSul e o Hospital de São Jerônimo foi inicialmente intermediada pela vereadora Rosangela Dornelles (PT), de Charqueadas, e tem início previsto para fevereiro de 2020, com a adesão de professores para compor o grupo de trabalho e seleção dos estudantes que realizarão o estágio remunerado.

COMO VAI FUNCIONAR

Os novos estagiários passarão inicialmente por um processo de integração e capacitação, acompanhando os mantenedores, técnicos e engenheiros da área, com envolvimento em automação e computação. Posteriormente, os estagiários atuarão no suporte ao diagnóstico e solução de problemas e proposição e implementação de melhorias, frente às necessidades de automação e informática mapeadas pelos processos das áreas produtivas. Os desafios iniciais serão definidos conjuntamente com o IFSul, procurando levar em conta o nível e a diversidade de conhecimento dos estagiários contratados.
Com a parceira, a equipe gestora do hospital objetiva a formação de novos profissionais nas áreas de atuação citadas, aproximação com o ambiente acadêmico do IFSul e a produção de conhecimento científico e tecnológico por parte dos envolvidos. As atividades serão desenvolvidas procurando seguir modelo de plano de trabalho proposto pelo Hospital em concordância com o IFSul. Todas as atividades deverão ser supervisionadas por profissionais habilitados do Hospital e com suporte do IFSul para consultoria aos estagiários para o desenvolvimento de soluções.
Em contrapartida, o Hospital entregará, na forma de doação, uma lista de materiais permanentes, previamente elaborada pelo IFSul, com itens que fomentarão o ensino, a pesquisa e as ações de extensão que há anos vêm sendo realizadas pelo Câmpus para a sua comunidade.