DICA DA JANA | Harmonização de vinhos e comidas

Confiram uma receitinha bem básica para vocês receberem seus amigos ou até mesmo curtir a família no final de semana

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 16/08/2019 - 14:50 hs
DICA DA JANA | Harmonização de vinhos e comidas
Batatinhas com gorgonzola e pera

Olá, queridos leitores do Portal de Notícias, falar de harmonização entre vinho e comida é buscar o equilíbrio entre essas duas formas de alimento. Veja que cada uma possui os seus componentes aromáticos, e ainda ganham maior complexidade quando pensamos nas possibilidades de mistura que cada uma possui. O vinho é cheio de sabores que vêm da sua fabricação. Cada uva possui a sua carga de sabores específicos e quando misturadas apresentam sabores extras. A comida, da mesma forma, tem as suas particularidades e quando misturamos vários destes alimentos, em situações distintas, obtemos resultados de sabores dos mais variados.

Se colocarmos o vinho errado com a comida errada, o sabor do vinho ficará desequilibrado e isso é um erro grave. Quando estamos consumindo vinho com comida, podemos pensar que o vinho é ruim e está estranho, porém ele pode ser perfeito, mas a harmonização errada entre os dois faz com que ele fique desequilibrado, nos passando esta impressão.
Então, vamos lá para umas dicas de harmonização:
Os vinhos tintos, geralmente por serem mais fortes, têm a sua associação com carnes vermelhas e preparações mais intensas, tanto em estrutura como em sabor. Dessa forma, são perfeitos com assados, grelhados, molhos de carne, etc.
Já os vinhos brancos podemos combinar com pratos composto de carnes brancas e se associam muito bem com frutos do mar e aves, geralmente de sabores mais leves.
O champanhe e vinhos espumantes são ideais para ocasiões especiais.
Então vamos lá para uma receitinha bem básica para vocês receberem seus amigos ou até mesmo curtir sua família no final de semana.

Batatinhas com gorgonzola e pera

Ingredientes
200 gramas de minibatatas (inglesa)
50 gramas de queijo gorgonzola
20 ml de creme de leite fresco
1 pera
50 gramas de castanhas (pode substituir por nozes)
30 gramas de uvas-passa
Alecrim a gosto
Sal grosso a gosto

Preparo
Cozinhe as batatas com a casca, no forno a 180 graus, com sal grosso e alecrim por cima, por aproximadamente 20 minutos;
Retire o centro da batata com uma colher. Reserve;
No processador, faça uma pasta com gorgonzola, creme de leite, castanha ou nozes e uva-passa. Corrija o sal se necessário;
Recheie as batatas com a pasta de gorgonzola e finalize com fatias de pera.

Harmonização
E para acompanhar, um bom vinho branco seco. Pra quem curte champanhe, também fica ótimo.
Bom final de semana e até a próxima

Jana Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.