Sem desperdício: bolo de casca de banana e doce da fruta

Visando o aproveitamento dos alimentos, o doce de banana é feito com as frutas que não são utilizadas na receita do bolo

Por Gastronomia 17/07/2019 - 16:00 hs
Sem desperdício: bolo de casca de banana e doce da fruta
Bolo de casca de banana

Uma pesquisa da Embrapa mostrou que o desperdício de alimentos dentro de um núcleo familiar chega a mil reais por ano, uma média de 128 quilos de comida ao longo do período. Para evitar esse tipo de desperdício, o Restaurante Flórida, no Rio de Janeiro, compartilhou uma receita de bolo feito com cascas de banana. E, para acompanhar, um doce de banana com as frutas que não foram utilizadas no bolo.


BOLO DE CASCA DE BANANA

Ingredientes
Massa
Cascas de 8 bananas
2 ovos
2 xícaras de açúcar
2 ½ xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Cobertura
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de caldo de limão
1 banana
Canela a gosto

Modo de preparo:

Massa
Lave as cascas de banana. Bata no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar, a manteiga e as cascas de banana. Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a farinha de rosca aos poucos, mexendo bem. Por último, misture delicadamente o fermento.
Despeje o conteúdo em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Retire o bolo do forno e deixe amornar antes de desenformar. Polvilhe o bolo com canela.

Cobertura
Em uma tigela pequena, misture bem o açúcar com o caldo de limão, até ficar liso. Espalhe sobre o bolo e deixe endurecer. Decore o bolo com rodelas de banana e canela a gosto.

Doce de Banana
Amasse as 7 bananas que sobraram do receita do bolo como preferir, mas certifique-se de que virou um conteúdo pastoso. Despeje o conteúdo em uma panela antiaderente, leve ao fogo médio e não deixe de mexer. Quando levantar fervura, permaneça mexendo por mais 5 minutos e estará pronto. Coloque em um recipiente para esfriar e sirva com o bolo.