Para o inverno: sopa de batata com bacon

Esse prato cremoso e saboroso é perfeito para os dias frios

Por Gastronomia 30/06/2019 - 19:19 hs
Para o inverno: sopa de batata com bacon
Para o inverno: sopa de batata com bacon

Não há como negar que batata e bacon formam uma dupla imbatível. Mas você já experimentou essa dupla numa sopa? Se não, não imagina o que está perdendo. Esse prato cremoso e saboroso é perfeito para os dias frios, ficando ainda mais delicioso com os pedacinhos crocantes de bacon, o queijo ralado e o cheiro verde. O melhor de tudo é que a sopa é bem fácil de ser feita.


INGREDIENTES
4 batatas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 pacote de creme de cebola
1/2 cebola picadinha
5 dentes de alho picadinhos
600 ml de água
100 g de bacon em cubinhos
sal e pimenta do reino a gosto
queijo ralado e cheiro verde a gosto
1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque as batatas para cozinhar com a água e o sal por cerca de 10 minutos. Com as batatas já cozidas, passe-as pela água gelada e, em seguida, descasque-as.
Com as batatas descascadas, corte-as em pedaços e coloque no liquidificador junto com o creme de cebola. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite (ou manteiga, se preferir) e refogue a cebola, o alho e o bacon em cubinhos. Adicione a pimenta do reino e temperos que desejar, misture e reserve.
Em outra panela, coloque a farinha de trigo para dissolver em 200 ml de água. Quando tiver dissolvida, ligue o fogo baixo e vá mexendo até engrossar.
Quando engrossar, adicione o restante da água e continue mexendo.
Em seguida, aos poucos, vá acrescentando a mistura do liquidificador reservada e o refogado do bacon (deixe um pouquinho para acrescentar ao final) e vá mexendo até obter uma mistura homogênea.
Quando sua sopa ganhar consistência, ficando cremosinha, desligue o fogo e salpique queijo ralado e cheiro verde. Bom apetite!