De volta à vida

Séries sobre pessoas retornando da morte invadem TVs em todo mundo

Por Filmes & Séries - Marcelo Figueiró 09/03/2019 - 09:00 hs

Sobrevivemos as festas de fim de ano, enfrentamos o verão, passamos as férias e atravessamos o carnaval. É março, tempo de voltar a vida. Justamente sobre este tema que pretendo escrever. No entanto, não falarei do "voltar a vida" no sentido figurado. Pretendo me debruçar sobre o ato literal de retornar da morte. Este é um assunto visto em diversas séries, mundo afora. A base destas tramas são personagens que morreram e, inesperadamente, ressuscitam. Os programas trazem o espanto de quem volta e o susto das pessoas que esperavam nunca mais encontrar os falecidos. São várias narrativas com esta temática. Destas, destaquei oito séries que fizeram muito sucesso e podem ser encontradas na internet ou catálogos de streaming. A lista está logo abaixo. Quem sabe elas não te ajudam a adentrar a nova vida que recomeça, neste nosso verdadeiro inicio de ano. 


LES REVENANT


A série que gerou a onda de programas sobre pessoas falecidas, retornando para o mundo físico, foi "Les Revenant". O programa é francês e passou entre os anos de 2012 e 2015, no Canal+, da Europa. No roteiro,  em uma pequena cidade francesa, rodeada por montanhas, algumas pessoas mortas reaparecem vivas e normais. São elas: Camille, uma adolescente vítima de acidente; Simon, um noivo que se suicida; "Victor", um garotinho que foi assassinado; e Serge, um serial killer. Eles tentam continuar suas histórias de onde as deixaram. Enquanto isto, fenômenos estranhos acontecem. A cidade sofre recorrentes quedas de energia. O nível de água da represa misteriosamente diminui, revelando a presença de animais mortos e uma torre de igreja. Também estranhas marcas aparecem nos corpos dos vivos e dos mortos. "Les Revenant" foi tão aclamada na Europa que os americanos fizeram sua versão com a série "The Returned", que falaremos a seguir.

THE RETURNED

A série foi apresentada no ano de 2015. A trama é baseada no programa francês, que descrevemos anteriormente. Em "Returned", moradores da pequena cidade de Caldwell têm suas vidas interrompidas quando algumas pessoas mortas, há pouco tempo ou até décadas, começam a retornar à vida inconscientes da própria morte. Alguns dos retornados voltam para seus conhecidos e tentam continuar suas vidas de onde pararam, buscando se reintegrar à sociedade. Enquanto isto, fenômenos estranhos acontecem, o que acaba ocasionando consequências tanto positivas quanto negativas. A única temporada realizada pelo canal A&E estava a disposição na Netflix até bem pouco tempo.

RESSURECTION


Esta série também foi produzida entre 2014 e 2015, pela ABC, e possui duas temporadas. Nela vemos os fatos acontecerem em outra cidade pequena, Arcadia. As vidas dos habitantes de Arcadia, no Missouri, mudam completamente quando seus entes queridos voltam dos mortos. Um menino americano de 8 anos acordou sozinho em um arrozal na China sem ter ideia de como foi parar ali. Os detalhes começam a vir à luz quando o menino, que diz se chamar Jacob, lembra que sua casa é em Arcadia e um agente da imigração chamado J. Martin Bellamy o leva até lá. A casa, onde ele vivia, é ocupada por um casal mais velho, Henry e Lucille Langston, que dizem que seu filho Jacob Langston morreu há 32 anos. Apesar de estarem diferentes, Jacob os reconhece imediatamente como seus pais. Os amigos próximos da família tratam de decifrar o mistério, mas o menino tem segredos sobre sua própria morte que mais ninguém conhece.

GLITCH


Glitch é uma série Australiana, sobre o mesmo tema, gravada entre 2015 e 2017, também pelo Canal ABC. As duas temporadas do programa estão a disposição na Netflix. Nele o policial James Hayes, é responsável pela pequena cidade de Yoorana. No meio de uma noite ele é chamado, juntamente com a médica local, Elishia McKellar, para o cemitério da cidade, onde descobre algo que transforma seu mundo. Seis pessoas saíram dos seus túmulos em perfeita saúde. Sem memória de suas identidades e de onde vieram, eles passam pela descrença e decidem descobrir quem são e o que aconteceu em suas vidas. Os ressuscitados vem de diferentes épocas, tendo morrido desde há poucos anos, até há mais de um século. O caso torna-se pessoal para James quando reconhece que um dos desmortos, é sua ex-esposa. Ele começa uma luta para manter o caso escondido. O segredo o prova como um policial, marido e homem, uma vez que logo fica claro: as seis pessoas estão ligadas de alguma forma e alguém sabe a verdade sobre como e por que voltaram.

4400


Diferente das séries anteriores, 4400 trata do reaparecimento de pessoas dadas como mortas  no último século. São milhares que desapareceram sem explicação. No programa um cometa vem em direção à Terra. Países de todos o planeta lançam mísseis nucleares para destruí-lo. As bombas não surtem efeito e o cometa continua seu curso de destruição. Subitamente ele diminui a velocidade . Ao entrar na atmosfera, nota-se que é, na verdade, uma grande bola de luminosa. Logo a luz pousa no solo e explode, deixando em seu lugar 4.400 pessoas. Todas elas estavam desaparecidas, algumas há meses, outras há mais de 50 anos. Nenhuma envelheceu sequer um dia, nem se recorda do que aconteceu. A série gira em torno dessas pessoas, que têm de retomar a sua vida. No entanto, após serem liberadas, alguns começam a experimentar inexplicáveis superpoderes. Está nas mãos dos agentes Tom BaldwinDiana Skouris descobrir o mistério por trás dos 4400.

THE MANIFEST


Manifest começa quando o voo 828 da Montego Air aterrou em segurança, após uma travessia turbulenta, mas rotineira. Com a chegada, a tripulação e os passageiros ficam aliviados. Contudo, durantes as poucas horas da viagem, o mundo tinha envelhecido cinco anos, assim como seus amigos, familiares e colegas. Todos os passageiros, do Voo 818, haviam sido dados como mortos. Após o luto, seus entes queridos perderam as esperanças e seguiram em frente. Agora, diante do impossível, todos recebem uma segunda chance, mas à medida que suas novas realidades se tornam claras, um mistério mais profundo se desdobra e alguns passageiros percebem que podem ser por algo maior do que eles jamais imaginaram. "The Manifest" teve sua primeira temporada em exibição nos Estados Unidos pelo canal NBC. Ainda não existe confirmação de uma segunda temporada.

THE AO


A série centra-se em apenas um personagem que retorna. Ela é Prairie Johnson , uma jovem adotada, inicialmente cega, que ressurge depois de ter desaparecido por sete anos. Após seu retorno, Prairie se auto denomina como "OA", contém cicatrizes nas costas e a capacidade de enxergar recuperada. Prairie se recusa a dizer ao FBI e seus pais adotivos onde ela esteve, o que houve com ela e como sua visão foi restaurada. Ao invés disso, ela rapidamente monta uma equipe de cinco moradores da cidade (principalmente garotos do ensino médio) a quem revela toda informação omitida e explica sua história de vida. Finalmente, ela pede ajuda para salvar as outras pessoas desaparecidas que ela afirma estarem em outra dimensão. The OA é uma produção da Netflix e um dos destaques de sua programação.

INCIDENTE EM ANTARES


O Brasil também tem sua obra sobre pessoas levantando dos túmulos. O melhor é que a trama se passa no Rio Grande do Sul, escrita pelo gênio Érico Veríssimo. Apresentada em 1994, "Incidente em Antares" é uma mini-série que está no streaming da Rede Globo, o Globoplay. O enredo acontece na fictícia cidade de Antares. Nela é apresentada a união da oligarquia da cidade contra a "ameaça" comunista e a classe operária. Em meio a uma greve geral, sete mortos são impedidos de ser enterrados. Os coveiros se negam a efetuar o enterro, a fim de aumentar a pressão sobre os patrões. Indignados, os defuntos se levantam e vão para o centro da cidade, pedindo seus enterros. Enquanto isso não acontece, eles começam a contar os podres da cidade, desde os políticos, até os devaneios sexuais dos moradores. O coreto municipal é utilizado como palanque, onde os mortos se encontram e começam seus discursos inflamados. Como os personagens são cadáveres, livres das pressões sociais, podem criticar violentamente a sociedade de Antares.

CARPE DIEM

A morte é o maior dos mistérios, e o vontade de reencontrar alguém querido talvez seja um dos nossos maiores desejos. Quem sabe por isto este tema tenha tanto apelo, seja na França, nos Estados Unidos, na Austrália ou mesmo no Brasil. Mas, estamos vivos e recém começando um ano que muita alegria poderá nos fornecer. Vamos aproveitá-lo, aprender, brincar, produzir, sorrir e olhar muito cinema. Certamente não teremos a oportunidade de retornar, como os protagonistas das séries que comentamos acima. Portanto, sejamos felizes. Vamos transformar cada dia em um recomeço e cada ano no melhor que nossa vida pode oferecer.
Obs.: As sinopses foram elaboradas tendo como base sites como Séries Empire, Omelete, YouTube e Wikipédia.