MUNDO PET | Vacinar seu pet é muito importante

Aplicação obrigatória da vacina contra raiva é realizada aos quatro meses de vida e seu reforço anual é obrigatório

Por Mundo Pet 26/11/2020 - 17:19 hs
MUNDO PET | Vacinar seu pet é muito importante
Vacinar seu pet é muito importante

Um animal saudável é a maior alegria dos donos. Para garantir isso, é fundamental manter em dia o cartão de vacinas do seu pet. Os cães e gatos precisam tomar todas as vacinas indicadas para filhotes logo nos primeiros meses de vida. Mas esse cuidado não deve ser apenas para os filhotes. Com o passar do tempo, os animais perdem a proteção e o reforço anual das vacinas em pets adultos garante uma imunização eficaz ao longo da vida.
O calendário básico de vacinação para cães preconiza a aplicação de três doses da vacina polivalente para filhotes a partir dos 45 dias de vida, com intervalos médios de 21 dias entre as aplicações, podendo variar de acordo com a recomendação do Médico Veterinário. Para cães adultos já imunizados quando filhotes, o reforço passa a ser anual. A aplicação obrigatória da vacina contra raiva é realizada aos quatro meses de vida do animal, e seu reforço anual também é obrigatório.
O protocolo vacinal dos gatos sugere que a primeira dose da tríplice felina seja aplicada a partir dos 45 dias, podendo se estender até os 60 dias de vida, com duas doses subsequentes de intervalos médios de 21 dias. Gatos adultos imunizados quando filhotes também devem receber o reforço anual da vacina para manter os níveis de proteção contra as doenças. A aplicação obrigatória da vacina antirrábica deve ocorrer por volta dos 4 meses de idade ou de acordo com a orientação do Médico Veterinário, e seu reforço deve ocorrer anualmente.
O médico veterinário é o profissional capacitado para analisar, planejar e executar um esquema eficiente de imunização. E para contribuir ainda mais para a saúde do seu animal, lembre-se que uma boa alimentação garante uma vida saudável. Ofereça o melhor alimento para seu amigo de quatro patas!