FILMES & SÉRIES | O Gambito da Rainha bateu recorde de audiência na Netflix

Baseada em livro homônimo de 1983, minissérie se tornou a mais assistida de todos os tempos na Netflix

Por Filmes & Séries 24/11/2020 - 14:38 hs
FILMES & SÉRIES | O Gambito da Rainha bateu recorde de audiência na Netflix
O Gambito da Rainha bateu recorde de audiência na Netflix

A Netflix revelou, na segunda-feira (23/11), que O Gambito da Rainha se tornou a minissérie mais vista de todos os tempos em sua plataforma. Nas primeiras quatro semanas depois do lançamento, a adaptação de Scott Frank para o livro de mesmo nome escrito por Walter Tevis, foi assistida em 62 milhões de contas.
O Gambito da Rainha começa em um orfanato de Kentucky nos anos 1950, onde Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) descobre o talento para o xadrez enquanto lida com o vício e o abandono. Segundo a Netflix, a minissérie chegou ao top 10 em 92 países, sendo que alcançou o primeiro lugar em 63 deles, como Reino Unido, Argentina, Israel e África do Sul.
No anúncio sobre a marca atingida pela minissérie, o vice-presidente de séries originais da Netflix, Peter Friedlander, afirmou que, ao analisar a adaptação proposta por Scott Frank, a empresa percebeu que se tratava de uma boa história. No entanto, a enorme repercussão sobre a produção não era esperada.
- Eu não acho que qualquer um de nós poderia ter previsto que O Gambito da Rainha e a extraordinária Anya Taylor-Joy se tornariam o fenômeno global que é hoje - afirmou Friedlander.
A Netflix também destacou outros dados que podem ajudar a comprovar o sucesso da minissérie.
Depois da estreia da produção, em outubro, o livro O Gambito da Rainha se tornou o mais vendido da lista do The New York Times, 37 anos após seu lançamento. Nos Estados Unidos, as buscas no Google por “xadrez” dobraram, enquanto as buscas por “como jogar xadrez” estão em seu maior patamar nos últimos nove anos.
A Netflix destacou ainda que as buscas no eBay por tabuleiros de xadrez cresceram 250%, enquanto a fabricante Goliath Games teve aumento de 170% nas vendas de seu tabuleiro. O site Chess.com afirmou ter quintuplicado o número de jogadores e a Federação Internacional de Xadrez revelou ter registrado um aumento significativo no interesse pela próxima edição do Campeonato Mundial de Xadrez.

ASSISTA AO TRAILER