JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Os 15 anos do I Sarau e a Agenda Cultural

A imagem está ruim, mas o que ela mostra é importante

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Os 15 anos do I Sarau e a Agenda Cultural
A imagem está ruim, mas o que ela mostra é importante

Eu sei que a imagem acima está ruim, mas, como o que ela mostra é importante considerar, então a usei. Foi tirada na noite de 28 de outubro de 2008, numa terça-feira, durante o IV Sarau Literário de Charqueadas.

Estão ali, no terceiro piso do Solar Shopping, em seu extinto salão de festas, as escritoras Cláudia Gelb - de branco - e Valda Tissot Junqueira - em pé, ao microfone -, ambas lançando seus livros financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, respectivamente, a novela Transmutação e Poesia com data marcada. Em primeiro plano na foto, todavia, aparece o cartaz onde se lê "Agenda Cultural de Charqueadas - Lei Municipal nº 1896/2006", na qual o Sarau Literário de Charqueadas era contemplado, lei que ainda vigora, embora, na prática, esteja inativa.

Como estamos num período eleitoral municipal, entendo ser oportuno falar brevemente dela, lembrando de sua existência e importância, a propósito desse dia que marca a última data de atividades do I Sarau Literário de Charqueadas, há exatos 15 anos, numa sexta-feira, nesta semana que rememora sua realização, eis que essa primeira edição do Sarau também ajudou a impulsionar a criação da Agenda. Vejamos o que o Jornal do II Sarau Literário (outubro 2006) diz sobre isso, em seu texto de primeira pagina:

"Também é impossível deixar de citar uma grande conquista dos produtores culturais de Charqueadas, concretizada em setembro passado: a Câmara de Vereadores (...) aprovou a Agenda Cultural do Município, um projeto elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura e avalizado pela Secretaria da Cultura, que cria um calendário permanente de atividades culturais para Charqueadas. Na Agenda, dentre outros eventos específicos aos diferentes segmentos culturais presentes no Conselho, constam o Sarau Literário e a Mostra Literária, programados para acontecerem sempre no mês de outubro. Assim, chegamos ao II Sarau Literário de Charqueadas, obra de um processo cultural coletivo a parir momentos catalisadores".

Era isso. O Sarau Literário de Charqueadas foi um evento que ajudou a dar frutos, como a Agenda Cultural de Charqueadas, aliado aos demais segmentos artísticos da cidade. Foi um tempo rico, de ebulição artística e ativismo cultural. Que usemos esse passado ao refletirmos, no presente, sobre o futuro da cultura de nossa cidade.