MUNDO PET | A influência dos pets na saúde das pessoas

Os bichinhos podem melhorar a autoestima, aumentar a prática de atividades físicas e até abrir mais espaço para o convívio social

Por Mundo Pet 27/10/2020 - 15:02 hs
MUNDO PET | A influência dos pets na saúde das pessoas
Os bichinhos podem melhorar a autoestima e aumentar a prática de atividades físicas

Você sabia que os animais de estimação podem ser ótimos aliados da sua saúde? Cachorros, gatos, chinchilas, pássaros e até mesmo animais maiores, como cavalos, são grandes parceiros de vida para fornecer carinho, conforto, entretenimento e, principalmente, amor incondicional.
Esses bichinhos podem nos trazer benefícios, como melhorar a autoestima, aumentar a prática de atividades físicas, no caso daqueles que saem para passear, inclusive abrem um maior espaço para o convívio social.
Não importa a sua idade, desde os bebês, até a terceira idade, certamente a convivência com os pets é vantajosa. Pode não parecer, mas eles também ensinam muito aos seres humanos: respeito, afeto, cuidado, responsabilidade e muito mais.
Confira alguns benefícios dos pets para a sua saúde:

Socialização
Os papos sobre animais de estimação sempre aproximam as pessoas, principalmente os cachorros, que estimulam a frequência em parques e outros ambientes de fácil interação.

Alívio do estresse
O cortisol – hormônio relacionado ao estado de alerta e popularmente conhecido como “hormônio do estresse” - causa diversos problemas à saúde, quando apresenta níveis elevados. A interação entre pessoas e animais, segundo estudos, eleva a sensação de alegria, conforto e bem-estar, podendo naturalmente diminuir o nível desse hormônio no corpo.

Evita a depressão
Animais ajudam a melhorar a autoestima! A relação de pessoas e animais é de muito carinho, apoio, compreensão e segurança, além de estimular hábitos positivos. Estes aspectos podem favorecer muito para evitar depressão.

Incentivo à prática de atividades físicas
Tem coisa mais irresistível do que o seu cachorro te olhando com aquela cara de: vamos passear? Dê adeus ao sedentarismo! Mesmo que pareça pouco, uma pequena caminhada na quadra da sua casa – uma vez ao dia, já representará um ótimo ganho na sua saúde e na do seu cão!

Os “hormônios da felicidade”
Serotonina e Dopamina – são eles os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria. Estudos apontam que a troca entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção desses hormônios tão importantes.

Diminuição da solidão
Não importa qual bichinho você tem, ele sempre reconhecerá você e ficará feliz com a sua presença. É quase impossível se sentir sozinho com eles.

Compromisso e responsabilidade
Poderíamos dizer que também existe o lado negativo de se ter um pet, mas experimente pensar de uma outra forma, tudo isso pode fazer você aprender muito sobre a força do hábito na sua vida em diversos aspectos. Você terá que cuidar bem deste parceiro pet, com cuidados como alimentação, limpeza do ambiente, em alguns casos sair para passear, saúde, dentre outros.