JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Iamarino: para diminuir risco de contágio por Covid-19

Situações de risco que vão de baixo a alto, dispostas em nove graus distintos

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Iamarino: para diminuir risco de contágio por Covid-19
amarino: para diminuir risco de contágio por Covid-19

A ação humana é determinante para diminuir o espalhamento do coronavírus em nossas cidades e ela foi, com certeza, um dos motivos para o Rio Grande do Sul ter passado pelo inverno sem um percentual de prevalência escabroso como aqueles verificados em Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo e Rio de janeiro, por exemplo, onde a Covid-19 gerou um grande número de óbitos, principalmente - mas não somente - entre as pessoas dos grupos de risco.

Visando que nossa ação no dia a dia contribua de forma mais eficaz para a redução do espalhamento, publicamos abaixo uma tabela de risco de contágio apresentada pelo doutor em microbiologia Átila Iamarino em sua mais recente live no YouTube, dia 2 de outubro. Nela, podemos ver situações de risco que vão de baixo a alto, dispostas em nove graus distintos. Ele a explica durante 7 minutos, apresentando-a a partir dos 57 minutos do vídeo. Recomendo que assistam atentamente esse trecho (deixarei um link para a live após as tabelas).

A fim de tornar ainda melhor nossa avaliação de risco e segurança, reapresentamos outra tabela de risco veiculada por Iamarino em live no YouTube no dia 28 de agosto. O ideal é analisarmos as duas tabelas abaixo, eis que a do dia 28 de agosto (Tabela 2) explica, em muito, a do dia 2 de outubro (Tabela 1). Conferindo a fala de Iamarino e comparando as duas tabelas, aumentaremos em muito nossa capacidade de tomar cuidados cientificamente avalizados durante a pandemia.

No mais, enquanto ainda não temos vacina segura disponível, devemos continuar saindo de casa apenas por extrema necessidade. Nossa ação individual é um fator determinante para manter a nossa saúde e a nossa vida e a das pessoas que amamos. Uma ação individual com um resultado coletivo vital. Assim, FIQUEM EM CASA, observem o DISTANCIAMENTO SOCIAL ao saírem, USEM MÁSCARA e observem rigorosamente todos os PROTOCOLOS DE HIGIENE com mãos, roupas, calçados, pertences, compras e animais de estimação em locais públicos e ao retornarem para casa.

Bom final de semana para todos. Fiquem com Deus.

TABELA 1 (02 de outubro)



TABELA 2 (28 de agosto )