ANA KARLA LIMA | É importante ter empatia

Temos que observar e tentar entender como deve estar sendo o dia das outras pessoas

Por Minuto de Reflexão - Ana Karla Lima 29/06/2020 - 11:12 hs

A empatia é a consciência de que precisamos uns dos outros para alcançar a felicidade. Só essa definição já é o suficiente para sabermos que isso é muito mais do que nos colocarmos no lugar do outro. O momento é de dificuldades, incertezas e medo para todos. Ninguém está no auge absoluto da sanidade neste 2020 e isso reforça a necessidade de sermos pessoas empatas. Hoje pensar na situação do outro, amanhã torcer para que o outro pense com o mesmo carinho sobre nós.
Temos que observar e tentar entender como deve estar sendo o dia das outras pessoas. Como elas estão lidando com as dificuldades nesta pandemia. Fazer o exercício de imaginar como estão sendo as frustrações e as irritações. Será que não são dores e angústias parecidas com as que temos? Por isso eu reforço, neste momento devemos ir além. Muito mais do que nos colocar no lugar do outro. Devemos equiparar as situações. Na dúvida de como reagir: que sejamos gentis e respeitosos.
A empatia vem mais naturalmente para alguns do que para os outros. No entanto, podemos desenvolver técnicas que nos proporcionem conexões mais profundas e resultados mais produtivos. Olhar para o próximo e saber que ali estão presentes diversos sentimentos e então responder com atenção, respeito, carinho e compreensão.