ANA KARLA LIMA | Seja a mudança

Mantenha a calma, controle a ansiedade e fique em casa

Por Minuto de Reflexão - Ana Karla Lima 23/03/2020 - 12:40 hs

Estamos diante de um momento atípico. A pandemia do Coronavírus vem para nos desafiar em diversos aspectos. Precisamos mais do que nunca ficarmos com a saúde mental em dia. O principal cuidado que devemos ter é para evitar o contágio. Mas, além disso, vamos ser impactados em outras questões e temos que lidar bem com isso.

A disseminação do vírus provoca uma série de mudanças comportamentais, sociais e psicológicas. O mundo inteiro vai passar por sofrimento, com alterações importantes na economia e nas relações de consumo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), está orientando que o distanciamento social é uma das principais ações para seguirmos de forma imediata. A propagação do Covid-19 pode nos causar transtornos psicológicos. Este momento pode repercutir em aumento nos quadros de depressão e ansiedade. Para driblarmos estes sintomas negativos, precisamos aprender a praticar o autoconhecimento. Vamos viver experiências inéditas de isolamento e precisamos fazer da melhor maneira.

Neste período também é importante ficarmos atentos à “fakes news”. Se todas as notícias trazidas pelos tradicionais veículos de comunicação, que possuem credibilidade são assustadoras, as mentiras compartilhadas na internet podem ser muito prejudicial para a nossa saúde mental. Outro fato é que o momento pede bom senso e união. Para isso, não podemos esquecer que para podermos cuidar dos outros, precisamos cuidar de nós mesmos primeiro.

Ana Karla - Psicologia, Coaching, Renascimento e Treinamentos