ANA KARLA LIMA | Psicologia Hospitalar: cuidar de quem cuida

O objetivo é tentar minimizar o sofrimento do paciente e de sua família, dando atenção também aos colaboradores do hospital

Por Minuto de Reflexão - Ana Karla Lima 18/11/2019 - 15:08 hs
ANA KARLA LIMA | Psicologia Hospitalar: cuidar de quem cuida
Participação no XIX Caminhos da Pesquisa e Mostra de Extensão

Desde agosto, estou desenvolvendo um lindo trabalho de psicologia na área hospitalar. Esse projeto só é possível através da importante parceria construída com duas grandes entidades da região Carbonífera: o Hospital de Caridade de São Jerônimo e a ULBRA São Jerônimo.


Nosso intuito é tentar minimizar o sofrimento do paciente e de sua família, dando atenção também aos colaboradores do hospital. A psicologia hospitalar é focada no sofrimento e nas repercussões que o paciente desenvolve com a doença e a hospitalização, associado a outros fatores como história de vida, a forma como ele assimila a doença e seu perfil de personalidade.

Já com os profissionais do Hospital, desenvolvemos um programa de assistência psicológica para que possam expor as dificuldades pessoais e/ou relacionadas ao trabalho. Também realizamos palestras e campanhas buscando cuidar dos colaboradores e pacientes do hospital.

Na última quinta-feira (14/11), tive a oportunidade de participar do XIX Caminhos da Pesquisa e Mostra de Extensão promovido pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), juntamente com as estagiárias Adriana e Natália, acadêmicas do Curso de Psicologia que vêm desenvolvendo juntamente comigo o projeto no Hospital de São Jerônimo.

As acadêmicas apresentaram a pesquisa intitulada "Atuação da Psicologia Hospitalar no Hospital de Caridade de São Jerônimo", onde puderam compartilhar com o público do evento um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo desde agosto de 2019

Veja abaixo um resumo do trabalho apresentado: