DICA DA JANA | Hoje vamos falar sobre o ovo

Quentes, moles ou duros: veja dicas de como preparar um dos alimentos mais versáteis e uma cozinha

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 18/11/2019 - 14:22 hs
DICA DA JANA | Hoje vamos falar sobre o ovo
Saiba como preparar ovos quentes, moles e duros

Olá, leitores!


Hoje vamos falar sobre o ovo, considerado um dos alimentos mais versáteis em uma cozinha. Desse único produto podemos produzir inúmeras preparações e, ainda, quando combinado a outros ingredientes, se transforma, dando vida a receitas dos mais diversos tipos, desde massas doces e salgadas a pratos principais e uma refeição. Muitas vezes ele aparece em nossa mesa no recheio de um pão com base de refeição, ou como coadjuvante em uma receita, porém sempre acaba aparecendo na mesa.
As temperaturas de coagulação a seguir devem ser conhecidas: ovos inteiros, 69 graus; gemas 62 a 70 graus; claras, 60 a 65 graus. Quando os ovos são misturados com açúcar ou líquido, a temperatura aumenta para cerca de 79 a 85 graus. Partindo desse conhecimento, é possível trabalhar com qualquer preparação de ovo, pois essa sempre será a base de desenvolvimento da receita. Se aumentar o fogo, ficará pronto mais rápido, se abaixar o fogo, a preparação irá demorar mais para ficar pronta.
As principais preparações de ovos cozidos são: ovos duros, ovos moles e ovos quentes, essas são muito utilizadas nos cafés da manhã internacionais. Eu sempre tive muitas dificuldades de acertar uma cocção adequada de ovos, então bora lá para umas dicas?
Ovos quentes: adicionar sempre a água inicialmente aquecida e marcar o tempo apenas quando iniciar o processo de fervura (sem ebulição) a partir desse momento, marque 3 minutos e retire. Esse ovo deve ter como característica a clara macia, porem coagulada, e a gema quente e totalmente mole.
Ovos moles: inicialmente igual aos ovos quentes, porém marque 6 minutos a partir de fervura sem ebulição. Esse ovo deve ter a clara coagulada e a gema iniciando o processo de coagulação, porém ainda deve ter seu interior amarelo vivo.
Ovos duros: nessa preparação, os ovos podem ser adicionados em água fria. Assim que iniciar o processo de fervura sem ebulição, deve-se marcar 10 minutos, esse ovo deve estar com a clara e a gema totalmente coaguladas, porém ainda cremosas.

Agora não temos mais desculpas que não sabemos preparar um ovo, é só seguir as dicas que vai dar tudo certo!

Uma ótima semana a todos!

Janaina da Silva Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.