DICA DA JANA | Base de massa caseira

Vamos preparar uma base de massa caseira para você usar com o molho de sua preferência

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 08/11/2019 - 14:06 hs
DICA DA JANA | Base de massa caseira
Base de massa caseira

Olá! Hoje vamos falar um pouquinho da história do macarrão, um dos pratos mais populares do mundo moderno e que já fazia sucesso na antiguidade.

Na Roma Antiga, no século VII antes de Cristo, comia -se uma pasta de farinha cozida em água, chamada pultes, com legumes e carne wram, chamadas de puls púnica, com queijo fresco e mel. Na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século XIII. Entrando na Itália em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo.
O termo macarrão foi usado na Idade Média para indicar vários tipos de massas. A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam os pais do macarrão, levando-o à Sicilia no século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana.
Então vamos lá para uma dica de uma base de massa caseira, na qual você pode usar e abusar nas modelagens.

BASE DE MASSA CASEIRA

INGREDIENTES

* 500 gramas de farinha de trigo tipo 1
* 6 ovos inteiros

MODO DE PREPARO

Em um bowl coloque a farinha e acrescente os ovos aos poucos, até formar uma massa firme, se necessário adicione mais ovos, evite colocar água. Deixe descansar por uns 15 minutos.
Após, passe no cilindro ou no rolo de macarrão, até que a massa fique bem fina e faça o modelo de sua preferência.

COCÇÃO

Cozinhe em água fervente, sempre em uma panela grande, adicione o sal somente quando o água estiver fervendo. Após, coloque a massa e ferva durante 3 minutos ou até seu ponto de preferência. Em um bowl grande coloque água gelada reserve. Em seguida escorra a massa e coloque na água gelada até ficar totalmente fria, isso faz com que a massa permaneça soltinha. Escorra e reserve. Pode ser congelada por 90 dias, mas eu prefiro preparar na hora.
Então bora lá escolher um molho de sua preferência e preparar você mesmo a sua massa?

Bom final de semana a todos.