DICA DA JANA | Hoje vamos falar sobre pão

Confira uma receita deliciosa de pão caseiro

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 04/10/2019 - 17:01 hs
DICA DA JANA | Hoje vamos falar sobre pão
O pão, seja em qualquer um dos seus formatos ou variações, é quase indispensável em uma mesa de café

Olá, leitores!


Hoje vamos falar um pouquinho de pães!

O pão, seja em qualquer um dos seus formatos ou variações, é quase indispensável em uma mesa de café da manhã. O principal motivo para isso é sua importante ação no organismo, servindo como fonte de energia para iniciar as atividades diárias e, além disso, não tem nada melhor que um pãozinho com manteiga para acompanhar uma xícara de café logo pela manhã. Esse hábito se dá por conta de nossa formação alimentar.

Atualmente, temos fácil acesso a inúmeros tipos de pães, que variam de farinha, método de fermentação, modelos, texturas, enfim, temos um leque de possibilidades quando o assunto é pão.
Como cada país e região tem um hábito alimentar e um clima específico, é difícil padronizar o tipo de pão consumido, porém temos alguns que se destacam na frequência à mesa: pão francês, pão caseiro, pão integral, pão de forma, pão de queijo, tapioca e beiju, pão de hamburguer, pão de cachorro quente, ciabatta, italiano, australiano, batata, mandioca, milho, cenoura, alho, entre outros que podemos fazer nossa própria preparação.
E vamos lá para uma receitinha de pão caseiro para você preparar no final de semana?

PÃO CASEIRO

Ingredientes

Poolish (pré-fermento)
* 20 g fermento fresco
* 30 ml de água
* 20 g farinha de trigo
* 10g de açúcar

Massa
* 480 g farinha de trigo
* 10g sal
* 270g água
* 50g manteiga ou margarina sem sal

Modo preparo

Poolisch
Dissolva o fermento fresco com mais 30ml de água em temperatura ambiente, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo e o açúcar. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por 15 minutos em local morno.

Massa
Faça uma coroa com a farinha e o sal misturados sobre a bancada e coloque no centro o poolisch já fermentado.
Adicione a água aos poucos e vá misturando com a farinha em volta até formar uma massa homogênea.
Adicione a manteiga e bata por 15 minutos na batedeira, com gancho em velocidade 2, ou sove por 25 minutos na bancada e mais 10 minutos no rolo de massa.
Boleie a massa e deixe fermentar em um recipiente enfarinhado por 1 hora
Trabalhe a massa sobre a bancada, e enrole de fora para dentro, comprimindo levemente.
Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha e deixe fermentar em um local morno, até que duplique de volume, por cerca de 2 horas.
Asse em temperatura de 200°C por 30 a 35 minutos.
Assim que o pão estiver assado, com uma crosta levemente dourada, retire da assadeira e deixe sobre uma grade para que esfrie.

Um ótimo final de semana a todos

Janaina da Silva Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.