DICA DA JANA | Vamos falar de saladas?

Que tal uma deliciosa Salada Lionesa antes de ir ao Festival de Artes Cênicas?

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 13/09/2019 - 16:04 hs
DICA DA JANA | Vamos falar de saladas?
Jana e a Salada Lionesa

Boa noite, leitores!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre saladas.
As saladas são consideradas as grandes estrelas de uma praça de alimentação, pois a maioria dos restaurantes as oferece em seus cardápios. Desde saladas simples até as compostas e as de acompanhamento. Atualmente, ficou impossível catalogar todos os tipos de saladas existentes, além das clássicas e consagradas na gastronomia mundial, qualquer cozinheiro pode criar uma harmonização de ingredientes frescos que resultarão em um belo e saboroso prato de salada.
Segundo o Instituto Americano de Culinária (2014) temos as principais categorias de saladas:
Saladas verdes: que são as verduras leves:  são as alfaces e podemos encontrar uma grande variedade, como americana, roxa lisa, crespa, mimosa, friseé e romana. Podem ser consumidas cruas.
Verduras amargas e chicórias podem ser consumidas cruas ou passar pelo processo de cocção, chicória crespa, rúcula, escarola, agrião, radicchio, entre outras.
Verduras picantes: possuem sabores picantes, quanto mais jovens, menos picantes, como rúcula, mostarda...
Ervas aromáticas: são utilizadas em saladas, sopas, molhos... cibolete, manjericão, hortelã, salsinha ...
E temos também as flores comestíveis, que foram introduzidas na gastronomia não somente para embelezar os pratos, mas também para atribuir sabor a eles podem ser doces, amargas ou picantes. Podem ser usadas nas apresentações finais, mas também em saladas, sobremesas compostas, bolos, molhos, recheadas e de muitas outras formas. As mais utilizadas são a capuchinha, o amor-perfeito e as pétalas de rosa.
Então vamos lá para uma dica de uma salada maravilhosa pra vocês já preparem nesse sábado antes de ir prestigiar o nosso megaevento cultural, o famoso Baile da Escolha da Rainha da Gincana de São Jeronimo, agora chamado de Festival de Artes Cênicas.

SALADA LIONESA

INGREDIENTES:
150g de alface friseé ou americana higienizada e seca
60g de bacon cortados em lardons (tirinhas)
30g de cebola cortada em ciseler (picado)
2 ovos
2 fatias de pão de forma, cortados em cubos pequenos
Mostarda a gosto
Sal a gosto
20ml de vinagre tinto de boa qualidade
Azeite de oliva extravirgem a gosto
Açúcar a gosto
Orégano a gosto

PREPARO:
Em uma sautese (frigideira), cozinhe o bacon em fogo baixo até render bem a gordura e ficar levemente dourado, retire o bacon e reserve.
Na mesma sautese refogue a cebola até ficar bem macia.
Em um bowl, misture a mostarda dijon, o vinagre, o açúcar, e tempere com sal e pimenta. Adicione a gordura do bacon morna aos poucos para emulsionar e produzir um vinagrete morno, reserve.
Cozinhe os ovos a partir de água fria, cobrindo com 5cm de água acima deles. Assim que levantar fervura abaixe bem o fogo e ferva por 12 minutos. Tire a casca e separe cuidadosamente as gemas das claras. Corte a clara em cubos pequenos. Reserve.
Em uma sautese, coloque um pouco de azeite de oliva e salteie os cubos de pão até que fiquem dourados. Tempere com orégano, sal e pimenta, retire da sautese e reserve.

MONTAGEM:
Tempere as folhas de alface, as claras cortadas em cubos e os croutons(pão), com o vinagrete. Misture bem.
Coloque em um prato de serviço e finalize com os lardons de bacon e com as gemas raladas bem fininhas por cima. Sirva imediatamente.
Pode ser acompanhada com um vinho branco leve ou um espumante moscatel.
Um bom final de semana a todos!


Janaina da Silva Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.