DICA DA JANA | Vamos falar sobre cozinha natural?

Confira uma receita de biomassa de banana verde

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 30/08/2019 - 14:54 hs
DICA DA JANA | Vamos falar sobre cozinha natural?
Biomassa de banana verde

Boa noite, leitores do Portal de Notícias!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre cozinha natural.
Vemos que a alimentação natural está em alta, já que cada vez mais a população está fugindo de produtos prontos e industrializados, buscando basear sua alimentação em alimentos de verdade, frescos e naturais, preparados com o mínimo de processamento possível.
Ao evitar o consumo de alimentos processados, pode-se evitar a ingestão excessiva de sal, açúcar e gordura, além de ingerir maiores quantidades de vitaminas e minerais, colaborando diretamente com a saúde.
O consumo de alimentos naturais e in natura favorece as características sensoriais e a apresentação dos pratos, por manter o sabor, cor e odor real dos alimentos.
Então, vamos para uma dica bem bacana, que podemos utilizar em inúmeras receitas.


BIOMASSA DE BANANA VERDE

INGREDIENTES
1 kg de banana verde
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de vinagre
Água o q.b. (que baste)

PREPARO
* Selecione apenas as bananas verdes e que estejam em pencas, pois para melhor resultado deve-se manter o talo na banana, para que fiquem bem fechadas e a polpa não tenha contato com a água;
* Higienize-as bem;
* Adicione água em uma panela de pressão e leve ao fogo alto até começar a ferver;
* Coloque as bananas e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 20 minutos. Verifique com um garfo se a polpa já amoleceu. Se necessário, deixa-as cozinhar por mais tempo;
* Retire as bananas da panela. Com a utilização de um garfo e uma faca, retire as polpas das bananas e adicione no processador de alimentos;
* Tenha cuidado, pois esse procedimento deve ser feito com a banana quente. Se necessário, adicione água quente para ajudar a processar a banana;
Retire do processador e reserve. Mantenha a biomassa de banana verde na geladeira por até 5 dias ou pode ser congelada por 90 dias.

Podemos preparar bolos, brigadeiros, ganache etc. Semana que vem, tem receitinha de bolo de chocolate com biomassa de banana verde!

Janaina da Silva Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.