Sicredi reúne associados de São Jerônimo na Assembleia 2018

Durante o encontro de apresentação dos resultados, uma doação foi entregue à Casa da Criança

Por Portal de Notícias 12/03/2018 - 18:22 hs
Foto: Divulgação
Sicredi reúne associados de São Jerônimo na Assembleia 2018
Uma doação foi entregue à Casa da Criança

Na última quarta-feira, 7, a Sicredi Centro Leste RS realizou a Assembleia de São Jerônimo. O evento iniciou às 20 horas, no clube do Comércio, e contou com a presença de 200 pessoas, que acompanharam os resultados de 2017 e conheceram o planejamento para 2018.

Este ano, os associados que participaram da assembleia ganharam um presente da cooperativa, entregue na recepção do encontro e, ainda, vão concorrer a uma moto 0km, que será sorteada na assembleia geral, dia 19 de abril, em Cachoeira do Sul.

No final da assembleia, a gerente da agência, Juliana Ourives, e o diretor executivo, Gelson Bulegon, doaram o valor arrecadado no evento à Casa da Criança de São Jerônimo. A doação equivale ao valor do jantar pago pelos acompanhantes não associados.

Na assembleia geral, os associados serão representados pelos coordenadores de núcleo, que levam a ata com as decisões aprovadas pelos associados durante o evento no seu município.

As assembleias

O Sicredi investe em ações que valorizam a participação dos associados. Uma delas são as Assembleias, reuniões que permitem que a decisão coletiva se sobressaia e onde o associado, “dono do negócio”, seguindo os princípios do cooperativismo, pode votar e ajudar a decidir os rumos da cooperativa de crédito.

Na Sicredi Centro Leste RS o período de assembleias iniciou em 27 de fevereiro e vai até o próximo dia 22. Os encontros acontecem em doze municípios de sua área de atuação. Em Charqueadas, a assembleia aconteceu na terça-feira, 6. Em São Jerônimo, o encontro foi no dia 7, no Clube do Comércio. Em Barão do Triunfo a assembleia será nesta segunda-feira, 12, na Associação da Melhor idade.

Segundo Paulo Alex Falcão, vice-presidente da Sicredi Centro Leste RS, a participação do associado nas Assembleias é fundamental. Hoje, a cooperativa já totaliza 40.079 associados que, juntos, geraram o resultados de 13,8 milhões.

- Este é o maior resultado da cooperativa. Reflexo do trabalho coletivo, da busca pela eficiência nos processos e excelência nos negócios. E, o que é importante,  com a oferta de produtos e serviços com taxas e preços justos. Destacamos que, além de fortalecer ainda mais a nossa cooperativa, parte dos resultados retorna para o associado - destaca Paulo Alex.

 

O resultado de 2017 será apresentado aos associados, durante as assembleias. E, de acordo as normas do estatuto da cooperativa, 45% deste valor é destinado para reserva legal, 10% vai  para o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) e 45% fica à disposição da assembleia e os associados decidem entre quatro possibilidades de destinação: conta corrente, capital social, Fundo de Reserva ou Fates.