Dana compra a GKN

Anunciada fusão das gigantes do setor automotivo que têm operações no RS

Por Portal de Notícias 09/03/2018 - 14:03 hs
Foto: Divulgação
Dana compra a GKN
Planta da GKN de Charqueadas

Foi anunciado na manhã desta sexta-feira, 9, um negócio envolvendo gigantes mundiais do setor automotivo e que têm operações no Rio Grande do Sul. A Dana comprou a GKN, que tem fábrica em Charqueadas. A operação vinha sendo especulada há meses, segundo informou o jornal Zero Hora.

As duas empresas fornecem peças para o setor automotivo e estão presentes em 25 países. A Dana emprega 32 mil colaboradores, enquanto a GKN tem 35 mil funcionários. 

Ainda é cedo para saber o que mudará no Brasil, mas uma fonte do setor diz que a fusão faz muito sentido e acrescenta que há combinação dos negócios. “Tem muita lógica estratégica, pois as operações se complementam”, revelou ao jornal do Grupo RBS. 

O negócio ainda depende de várias aprovações, como de acionistas e agências reguladoras. A transação deve ser concluída no segundo semestre.

O diretor de Relações Institucionais da Dana, Luis Pedro Ferreira, está otimista.

- Estamos todos empolgados com a perspectiva de crescimento e fortalecimento derivada da combinação das duas empresas – disse.

 

Em Gravataí, a Dana tem um distrito industrial com cinco fábricas, além de um centro de serviços e a parte de corporação. Já a GKN tem uma fábrica em Porto Alegre e outra em Charqueadas.