São Jerônimo mais de 250 pessoas desalojadas pela cheia do Rio Jacuí

Cerca de 60 pessoas estão abrigas no ginásio municipal de esportes

Por Portal de Notícias 08/11/2019 - 08:41 hs
Foto: Divulgação
São Jerônimo mais de 250 pessoas desalojadas pela cheia do Rio Jacuí
Água subiram rapidamente na noite de quarta para quinta-feira

O avanço das s águas do Rio Jacuí na última madrugada alagou a zona ribeirinha de São Jerônimo. Até a tarde desta quinta-feira (7/11) o município registrava mais de 250 pessoas desalojas e abrigadas na casa de parentes. Cerca de 60 pessoas estavam abrigadas no ginásio municipal de esportes.

A grande maioria dos moradores da zona ribeirinha, nos bairros Beira-rio, Juventus, Princesa Isabel e Centro, no entanto, prefere ficar em suas casas, já construídas com dois pisos ou em sistema de palafitas para suportar as enchentes sem terem que abandonar as residências. Com isso, o número de atingidos é bem maior.

BALANÇO NO ESTADO

Conforme o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil Estadual, o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas no Estado chegou a 474, a maior parte em Lajeado e Lagoa Vermelha. No levantamento, ainda não estão contabilizadas as pessoas de São Jerônimo.
O número de cidades que registraram algum dano por causa do mau tempo também subiu e chegou a 31, em diversas regiões do Estado.

TRANSPORTE

A enchente também afeta o serviço de transporte de veículos e pedestres entre as cidades de São Jerônimo e Triunfo. Por questões de segurança, as lanchas estão atravessando somente entre 6h e 20h.
A balsa de veículos também está com horários e pontos de embarque e desembarque alternativos. A travessia ocorre somente entre 7h e 20h. Em São Jerônimo, a embarcação atraca na Rua Ramiro Barcelos, ao lado do restaurante Recantu´s, e, em Triunfo, na Rua padre Tomas Clarck, AL lado do Bar da Beti. Os horários e locais serão mantidos enquanto os pontos normais não oferecerem condições.