Audiência pública decide pelo fim do sistema binário de trânsito no Centro de São Jerônimo

Decisão será levada para votação do Conselho Municipal de Trânsito na próxima semana

Por Portal de Notícias 03/10/2019 - 21:56 hs
Foto: Marcos Essvein
Audiência pública decide pelo fim do sistema binário de trânsito no Centro de São Jerônimo
Maioria decidiu pela volta da mão dupla e sinaleiras no Centro da cidade

Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (3/10), no plenário da Câmara de Vereadores de São Jerônimo, por ampla maioria, foi decido que o trânsito no Centro de São Jerônimo deverá voltar ao que era antes da implantação do sistema binário. Esta decisão precisa ainda ser levada ao Conselho Municipal de Trânsito, que é o órgão soberano para decidir sobre o tema.
Na audiência desta quinta-feira, engenheiros da empresa Km Zero, contratada pela Prefeitura, apresentaram o estudo para a inversão do sistema, sugerindo que fosse descartada porque ampliaria o número de movimentos conflitantes (risco de acidentes) de 132 para 171 e, ainda, teria um custo de cerca de R$ 100 mil para implantação. Seriam necessárias obras de alargamento da pista da Rua Bento Gonçalves e outras melhorias.
Durante a apresentação do estudo e diante da possibilidade de permanência do sistema atual, muitos comerciantes demonstraram descontentamento e os ânimos ficaram exaltados. Após as discussões, foram apresentadas algumas alternativas para a configuração do trânsito, como manter o atual sistema binário com melhorias; alterar parte do sistema, mantendo o binário somente até a Rua Barreto Leite (Correios); ou retornar ao sistema anterior ao binário, com mão dupla e sinaleiras, opção que foi aprovada pela grande maioria dos presentes.
Esta alternativa será levada ao Conselho de Trânsito na próxima semana e, se aprovada, será ainda estipulado o prazo para implantação, já que é necessária a alteração de toda a sinalização horizontal e vertical. A possibilidade de implantação junto com as obras de recapeamento asfáltico foi descartada porque ainda demandará tempo para que iniciem. A reunião do Conselho será convocada para a próxima quinta-feira (10/10), às 18h, na Câmara de Vereadores.
Participaram da reunião de hoje representantes do comércio, do Executivo, do Legislativo e comunidade em geral .
-------------

LEIA TAMBÉM
Projeto para o trânsito do Centro de São Jerônimo: “uma grande rotatória”
Conselho de Trânsito aprova mão única no Centro de São Jerônimo
São Jerônimo: sistema de trânsito binário será modificado
--------------


ENTENDA

Depois de estudo técnico realizado pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, foi decidida a implantação do sistema binário de trânsito no Centro da cidade. O projeto foi apresentado em audiência pública e, depois, aprovado por 6 votos a 1 pelo Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAN), em reunião com a presença de sete dos treze conselheiros.
Após a implantação do sistema, em dezembro de 2018, começou a surgir descontentamento entre a população e, especialmente, entre empresários da área central, que alegaram queda no movimento em alguns estabelecimentos localizados no início da Rua Ramiro Barcelos.
Uma nova audiência pública foi realizada e foi decidido que o sistema binário seria invertido para solucionar o problema. No entanto, o estudo apresentado pela empresa Km Zero apontou que a inversão seria inviável, o que culminou com decisão pela volta ao sistema de mão dupla. Caso esta solução não seja considerada satisfatória, a Prefeitura voltará a discutir o assunto.

ASSISTA AO VÍDEO DA AUDIÊNCIA