Ulbra São Jerônimo apresenta os melhores projetos da 3ª Startup Weekend Canoas

Primeiro e o segundo lugares foram conquistados por professores do campus local e serão incubados gratuitamente na Ulbratech

Por Carla Trainini 11/06/2019 - 16:29 hs
Foto: Carla Miller Trainini
Ulbra São Jerônimo apresenta os melhores projetos da 3ª Startup Weekend Canoas
Equipe liderada pelo professor Marco Miller Trainini (E) foi a grande vencedora do evento.

Carla Miller Trainini

Professores da Ulbra São Jerônimo foram os grandes campeões do 3º Startup Weekend Canoas 2019, ocorrido no último final de semana no prédio da Ulbratech, em Canoas. Das quatro premiações do evento, o primeiro e o segundo lugares ficaram com professores e coordenadores do campus local, que agora partem para o mercado de modo a tirar do papel as ideias vencedoras.

Os ganhadores foram as equipes montadas e lideradas pelos professores Fábio Giulian Marques e Marco Miller Trainini e os coordenadores Cléber Homem e Rodrigo Moreira.

As duas novas startups levaram como premiação, além de troféu, a oportunidade de serem incubadas gratuitamente na Ulbratech, dentro de um ambiente onde terão acesso a serviços de assessoria e consultoria financeira, administrativa, jurídica e comercial, permitindo o desenvolvimento pleno dos negócios e a maturação das capacidades produtivas.

O Startup Weekend Canoas contou com a participação de cerca de 100 pessoas de diferentes idades e profissões, vindas de várias partes do estado. No total foram oferecidas 52 propostas de startups e destas, 12 foram selecionadas para serem desenvolvidas nas 54 horas propostas de imersão no mundo dos negócios.

Uma homenagem de reconhecimento da equipe diretiva da Ulbra São Jerônimo está marcada para acontecer nas dependências da Universidade, no intervalo das aulas nesta quarta-feira (12).

> AS IDEIAS VENCEDORAS


*AUTO LIMPO
O primeiro lugar ficou com a ideia dada pelo professor de Sistemas de Informação, Fábio Giulian Marques. A equipe, que foi liderada pelo professor de Administração, Marco Miller Trainini, e que também tinha como integrante o coordenador de Extensão, Rodrigo Moreira, levará para o mercado uma plataforma que tem como principal preocupação resolver o conflito de horários entre o cliente interessado em lavar seu carro mas que não tem disponibilidade durante o horário em que os postos de lavagem estão abertos. A “Auto Limpo – seu carro limpo na hora” será uma plataforma que vai fazer a interface entre o prestador autônomo de serviço e o consumidor final. A proposta visa uma startup que proporcionará lavagem a seco e ecológica do veículo. A ideia levou para casa o troféu de primeiro lugar e um ano de incubação na Ulbratech, em Canoas.


* SUSTENTANDO
Já a ideia dada pelo coordenador do curso de Engenharia da Produção, Cléber Homem, ficou com o segundo lugar e levou para casa troféu e seis meses de incubação. A startup, chamada “Sustentando”, tem o objetivo de aproximar produtores rurais já consolidados a proprietários de restaurantes, através de plataforma digital.


* WE 
Em terceiro lugar ficou a startup “WE”, uma plataforma digital de networking empreendedor que conecta ideias às pessoas certas. O objetivo é solucionar o problema de idealizadores que não encontram os parceiros de negócio com os conhecimentos e recursos específicos e necessários para tirar sua ideia do papel. A equipe, vinda da região Metropolitana, conquistou três meses de incubação e troféu.


* BANZELO
O evento ainda premiou uma quarta equipe com o troféu de menção honrosa. Levando em consideração o engajamento da equipe, “Banzelo” foi a escolhida pelos mentores. A proposta é uma startup que proporciona a aproximação e interação de pessoas antes, durante e depois de eventos universitários que ocorram dentro ou fora das Universidades. A equipe foi liderada por um senegalês que reside na região Metropolitana e que atualmente é estudante da Unisinos, em São Leopoldo.

> UMA PERGUNTA
O que é uma startup?

Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar ideias inovadoras no mercado.

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

 
> POR DENTRO
Techstars Startup Weekend

- A Startup Weekend (SW) é um evento organizado pela empresa Techstars, que vem proporcionando a milhares de pessoas pelo mundo a aproximação entre brilhantes ideias e as demandas de mercado.

- O evento inicia em uma sexta-feira, quando são conhecidas as ideias e selecionadas as consideradas mais interessantes, e encerra no domingo, com a premiação das vencedoras.

- São 54 horas de mão na massa onde os participantes têm como único objetivo criar a sua startup, passando por processos como a identificação do problema, criação da solução e a validação da ideia.

- Após construir o modelo de negócio, a equipe deve apresentar durante 4 minutos sua ideia aos jurados e estes, por sua vez, têm outros 3 minutos para fazer perguntas. A atividade, chamada de “pitch”, é a mais temida pelos participantes, que precisam vender o negócio de maneira argumentativa, concisa e convincente, sem estourar o limite de tempo.

- A SW é voltada para empreendedores, desenvolvedores, designers e apreciadores de startups, proporcionando aos participantes a chance de experimentarem os altos e baixos e também a pressão que compõem a vida em uma startup.

- Qualquer pessoa pode participar e todas são bem-vindas para expor sua ideia e receber feedback dos outros participantes.

- Além de muito conhecimento, o evento propõe networking, mentorias e troca de ideias sobre como construir um modelo de negócio.

- O Startup Weekend oferece a oportunidade de aprender como criar uma empresa real, dando a chance aos participantes de conhecerem os melhores mentores, investidores, cofundadores e patrocinadores que estão prontos para ajudar no que for preciso durante e depois do evento.