Vereadores da Carbonífera apoiam a instalação da Mina Guaíba

Uma Moção de Apoio foi entregue à direção da Copelmi, que aguarda a liberação da licença ambiental pela Fepam

Por Portal de Notícias 14/05/2019 - 08:02 hs
Foto: Divulgação / ACVERC
Vereadores da Carbonífera apoiam a instalação da Mina Guaíba
Vereadores entregram o documento à diretoria da Copelmi

Marcos Essvein

Na manhã desta segunda-feira (13), a Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC) entregou à Copelmi Mineração uma Moção de Apoio à instalação da Mina Guaíba. O projeto prevê a implantação de uma mina de carvão a céu aberto em uma área de 4,5 mil hectares localizada entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas. A Copelmi aguarda as licenças ambientais para iniciar a obra.
A entrega da Moção ocorreu na sede da empresa, onde os parlamentares liderados pela presidente da ACVERC, a vereadora Rosângela Dornelles, de Charqueadas, foram recebidos pelo diretor da Copelmi, Carlos Weinschenck de Faria, e pelo gerente de sustentabilidade, Cristiano Weber.
A Moção de Apoio, assinada por representantes de todos os Legislativos da região, foi encaminhada levando em consideração os avanços econômicos que a instalação da mina trará para a região, especialmente na geração de empregos e renda para a população e o consequente aquecimento da economia dos municípios. O documento menciona, ainda, que estabelecimentos comerciais fecharam as portas por conta da falta de investimentos privados na região.
- A licença mais importante para uma empresa é a licença social. Sem ela, é impossível que qualquer empreendimento opere. A licença social é informal e representa a receptividade da sociedade a uma determinada atividade ou empreendimento. Nesse contexto, a Moção de Apoio surge como ato proveniente da população da região Carbonífera que chega à Copelmi através de seus legítimos representantes eleitos pelo processo democrático, os vereadores e vereadoras municipais. A Copelmi agradece o apoio da sociedade e informa que continuará investindo de forma responsável na região Carbonífera, gerando empregos, renda e tributos para a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos – diz Cristiano Weber.
A implantação do projeto deverá gerar aproximadamente 5,6 mil empregos e arrecadar cerca de R$ 200 milhões anuais em impostos. Além disso, a Mina Guaíba poderá impulsionar a instalação de um Polo Carboquímico para a gaseificação do carvão e produção de fertilizante.

LEIA TAMBÉM:
Mina Guaíba deverá gerar quase 5 mil empregos na região
Charqueadas: realizada audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental da Mina Guaíba
Audiência pública em Eldorado do Sul debaterá projeto Mina Guaíba
Polo Carboquímico dará novo aproveitamento ao carvão mineral

O pedido de licença ambiental para instalação da Mina Guaíba está em análise na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Uma audiência pública para apresentação do projeto à comunidade já foi realizada pelo órgão ambiental em Charqueadas e, no dia 27 de junho, uma nova audiência está marcada para o município de Eldorado do Sul.
Entidades ambientais são contrárias ao licenciamento da mina por estar localizada ao lado do Parque Estadual Delta do Jacuí. A Copelmi sustenta que novas tecnologias garantem segurança contra a poluição.

ASSINATURAS


A Moção de Apoio foi assinada por 15 vereadores, integrantes da diretoria da ACVERC e presidentes dos legislativos da região:
- Rosângela Dornelles – Presidente ACVERC
- Cláudio Alfeu Viana - 1º vice-presidente ACVERC
- Maurício Roni de Souza Pereira - 2º vice-presidente ACVERC e Pres. Legisl. Butiá
- Rodrigo Dorneles Marcolin - 1º tesoureiro ACVERC e Pres. Legisl. São Jerônimo
- Maria Helena Menezes Silveira - 2ª tesoureira
- Marizete de Freitas Vaz - 1ª secretária
- Ana Lúcia Maciel Brandão - 2ª secretária
- Rodrigo Semensatto de Lima - Pres. Poder Legisl. Barão do Triunfo
- Paulo César Flores de Freitas - Pres. Poder Legisl. Minas do Leão
- Elerias Govoni Coutinho - Pres. Poder Legisl. Arroio dos Ratos
- Rafael Divino Silva Oliveira - Pres. Poder Legisl. Charqueadas
- Gerri Adriano Machado da Silva  - Pres. Poder Legisl. General Câmara
- Murilo Machado Silva - Pres. Poder Legisl. Triunfo
- Francisco Alexandre Morfan - Pres. Poder Legisl. Eldorado do Sul
- Arilene Pereira - Pres. Poder Legisl. Guaíba