Moradores de loteamentos habitacionais de Triunfo serão contempladas com Cartão Reforma

Programa busca melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção.

Por Portal de Notícias 08/02/2018 - 16:58 hs

A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Rita Cunha, anunciou na quarta-feira, 7, que o Programa Cartão Reforma, do Ministério das Cidades, está iniciando no município. Famílias de baixa renda (até R$ 2.811,00) que residem nos loteamentos habitacionais municipais da Creche e da Olaria podem participar da seleção para receber o cartão e adquirir materiais para reformar suas casas. As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 e 26 de fevereiro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Manoel Olavo da Rosa, nº 90, no bairro Olaria.

- Fazemos um importante chamado para que os moradores desses dois conjuntos habitacionais compareçam ao CRAS entre os dias 15 e 26 de fevereiro, com a máxima urgência, tendo em mãos a documentação de todos os familiares e das suas casas, como termos de concessão e contrato de compra e venda, e todos os demais documentos referentes à casa de vocês dentro desses loteamentos. O Cartão Reforma é a grande oportunidade de vocês, usuários da assistência social, realizarem o sonho de fazer a reforma na sua casa - enfatiza.

Ela destaca que esta é apenas uma primeira fase, um projeto piloto no município, e que futuramente outros bairros também poderão ser contemplados com o Cartão Reforma.

No mínimo cem famílias receberão o benefício. Para participar da seleção, é necessário ter o Cadastro Único, que também pode ser feito no CRAS.

Com o Cartão Reforma, é possível realizar serviços como a construção de um quarto, construção de banheiro, reforma ou substituição total de um telhado, solução de esgotamento sanitário (fossa/sumidouro ou ligação à rede), instalações de esgoto, água e energia, finalização do reboco, pintura, forro e telhado, e adaptação para acessibilidade.

O Programa

 

O Programa Cartão Reforma, de iniciativa do Governo Federal, busca melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção. Desta forma, possibilita a reforma, a ampliação ou conclusão das unidades habitacionais. O benefício é totalmente subsidiado, ou seja, não configura financiamento e nem prestação. Cabe ao beneficiário custear apenas a mão de obra equipamentos e ferramentas necessárias para a execução do serviço.