Mês a Mês na História aborda tradições e marcos históricos no AHRS

Entre os temas destacados, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a instituição do voto feminino e o nascimento da República brasileira

Por Portal de Notícias 28/01/2018 - 19:29 hs
Foto: AHRS/Fundo Legislação
Mês a Mês na História aborda tradições e marcos históricos no AHRS
A primeira Constituição Republicana do Brasil, 24 de fevereiro de 1891

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) promove exposição de documentos originais relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha com o projeto Mês a Mês na História. A edição de fevereiro traz materiais diversificados, favorecendo o entendimento de que a história é constituída tanto por descontinuidades como por sequências. Entre os temas destacados, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a instituição do voto feminino e o nascimento da República brasileira. A exposição começa dia 6 e segue até 28 de fevereiro, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul. A entrada é franca.

O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias, por meio da exposição de documentos com conteúdos de interesse da comunidade, revelando um conhecimento inestimável sobre a história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna o acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

A pesquisa, com base no acervo do Arquivo Histórico, e os textos explicativos foram compilados pela historiógrafa do AHRS, Rejane Penna Martins.

SERVIÇO

O quê: Mês a Mês na História - Fevereiro

Quando: De 6 a 28 de fevereiro

Visitação: De terças a sábados (das 10h às 18h), domingos e feriados (das 13h às 17h)

Onde: Primeiro andar do Memorial do RS (Praça da Alfândega, Centro Histórico, Porto Alegre)