Tradicionalistas de todo o estado se encontram em São Jerônimo a partir de hoje

66º Congresso Tradicionalista Gaúcho inicia nesta sexta-feira e segue até domingo. Paralelamente, acontece o 31º Seminário Estadual de Prendas. Mais de 3 mil pessoas são esperadas na cidade.

Por Portal de Notícias 12/01/2018 - 09:28 hs
Foto: Marcos Essvein
Tradicionalistas de todo o estado se encontram em São Jerônimo a partir de hoje
Secretárioo da Saúde, Éderson Pizzio, presidente Renata Pletz, e coordednador da 2ª RT, Ivan Botelho

Inicia nesta sexta-feira, 12, no ginásio municipal de esportes Plácido Cunda dos Santos, em São Jerônimo, o 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho.  Paralelamente, acontece no Clube do Comércio o 31º Seminário Estadual de Prendas, no sábado, 13. É a primeira vez que os dois eventos ocorrem simultaneamente.

Evento é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Fundação Cultural Gaúcha (FCG), com o apoio da 2ª Região Tradicionalista e do Município, e reúne tradicionalistas de todo o Rio Grande o Sul, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. Entre as atrações, está a promoção de jantares, sessões plenárias onde serão discutidas as diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) e votações para o Conselho Diretor da próxima edição. Também serão empossados os coordenadores das regiões tradicionalistas (RT) do estado.  

O homenageado do Congresso deste ano é o jeronimense Glaucus Saraiva, poeta, escritor, tradicionalista, pesquisador e músico com sua história marcada pelo envolvimento com a cultura gaúcha. A presidente da Comissão Organizadora do 66º Congresso, Renata Pletz, destaca a importância de Glaucus Saraiva para o MTG e para São Jerônimo.

- É importante destacar Glaucus Saraiva, uma das três principais figuras deste contexto, que costumamos chamar de Santíssima Trindade do tradicionalismo: Babosa Lessa, Paixão Côrtes e Glaucus Saraiva. É uma responsabilidade muito grande para São Jerônimo sediar esse Congresso por ser a terra de Glaucus Saraiva, que é o homenageado. Ele presidiu três congressos e, por isso, trazer o Congresso para a terra dele é bastante importante – diz Renata Pletz.

Segundo Renata, a expectativa é de um público de 1,5 mil pessoas no Congresso e de até 3 mil pessoas circulando na cidade durante os três dias.

- São trinta regiões tradicionalistas (RTs) do estado e os delegados irão se encontrar em São Jerônimo para votar as diretrizes, normatizações e teses que norteiam o Movimento. Também acontece a eleição do Conselho Diretor, do presidente do Movimento e a posse dos conselheiros destas 30 regiões. Todo o estado do Rio Grande do Sul estará em São Jerônimo neste final de semana – finaliza Renata.


Seminário de Prendas

Paralelo ao Congresso, estará sendo realizado o 31º Seminário Estadual de Prendas, denominado de 'Protagonismo da mulher na tradição gaúcha, construindo o cenário da sociedade atual". O evento reunirá sete mulheres que são destaques no meio tradicionalista e que vão abordar suas experiências, empoderamento feminino.

 

66º Congresso Tradicionalista

Programação

12/01 - sexta-feira

9h – Início do credenciamento

16h – Chegada da Chama Crioula

16h45min – 1ª Sessão Plenária

20h – Solenidade de abertura

21h – Jantar

13/01 – sábado

9h – 2ª Sessão Plenária

10h – 3ª Sessão Plenária

12h – Almoço

14h- 4ª Sessão Plenária

14h30min – Instalação da Assembleia Geral eletiva para o Conselho Diretor – início da votação

16h – 5ª Sessão Plenária

19h30min – Sessão especial do Conselho Diretor para eleição do presidente e vice-presidente

21h – Jantar

23h – Fandango

14/01 - Domingo

8h30min – 1ª reunião ordinária do Conselho Diretor e 1ª reunião ordinária dos coordenadores regionais

11h – Sessão solene de encerramento e posse do novo Conselho Diretor, Junta Fiscal, Departamento Jovem e dos coordenadores regionais

12h30min – Almoço de Encerramento